AZEVEDO, Luis Octavio Alves de

Analista de recursos humanos : conhecimentos específicos - Brasília : LGE, 2007 - 206 p.

Capítulo I: Gestão de pessoas - a evolução da administração de recursos humanos - 1. Transformações no mundo do trabalho e mudanças nas organizações - 2. Conceitos - 3. Visão estratégica e visão operacional de administração de pessoas Capítulo II: Políticas de recursos humanos - 1. Conceito - 2. Diretrizes e programas - 3. Processos da administração de recursos humanos - 4. Motivação - 5. Planejamento de recursos humanos - 6. Eficácia, eficiência e efetividade Capítulo III: Cultura e clima organizacional - 1. Cultura organizacional - 2. Clima organizacional Capítulo IV: Poder e liderança nas organizações - 1. Papéis e competências gerenciais - 2. Liderança - 3. Grid comercial - 4. Equipes de trabalho e desenvolvimento de equipes Capítulo V: Gestão por competências - 1. Conceito - 2. Elementos da competência - 3. Carreira - 4. Processo da gestão por competências - 5. Plano de gestão por competências Capítulo VI: Gestão do desempenho - 1. Conceitos - 2. Objetivos - 3. Processo de gestão do desempenho (BSC) Capítulo VII: Gestão do conhecimento - 1. Conceito - 2. Metas - 3. Componentes da gestão do conhecimento - 4. Objetivo - 5. Características da gestão do conhecimento - 6. Gestão do capital intelectual - 7. Projeto de gestão do conhecimento - 8. Aprendizagem organizacional - 9. Fases da aprendizagem organizacional - espiral da aprendizagem - 10. Natureza das organizações que aprendem - 11. Dinâmica das organizações que aprendem - 12. Inteligência organizacional e competitiva - 13. Educação corporativa - 14. Gestão da inovação - 15. Gestão da mudança - 16. Educação a distância (EAD) - 17. Educação no contexto das organizações - 18. Paradigmas em educação Capítulo VIII: Sistemas de informações de RH - 1. Teoria geral dos sistemas - 2. Origem e conceito de sistema - 3. Classificação de sistemas - 4. Modelo genérico de sistema - 5. A organização vista como sistemas abertos - 6. Sistemas de informações Capítulo IX: Comunicação - relacionamento interpessoal e processos de comunicação na organização - 1. A importância das relações humanas no trabalho - 2. Tópicos para o entendimento das relações humanas no trabalho - 3. Comunicação - 4. Pesquisa e intervenção nas organizações Capítulo X: Planejamento estratégico e gestão estratégica - 1. Fundamentos estratégicos - 2. Planejamento - 3. Gestão estratégica - 4. Processos associados - 5. Implementação das ações estratégicas - 6. Processo de formação estratégica - 7. Perspectiva temporal - 8. Processo da administração estratégica ( gestão estratégica ) - 9. Balanced Scorecard (BSC) Capítulo XI: Saúde e qualidade de vida no trabalho - 1. Conceito - 2. História - 3. Componentes da QVT - 4. Paradigmas ligados a QVT - 5. Produtividade e qualidade de vida de trabalho - 6. Áreas e contribuições ao QVT Capítulo XII: Gestão de projeto e processos - 1. Conceito - 2. Características - 3. Gerenciamento de projetos ( administração de projetos ) - 4. Gestão de processos - 5. Planejamento e análise de processos


Gestão de Pessoas
Mudança Organizacional
Comportamento Organizacional
Gestão por Competências
Liderança
Equipe
Gestão de Desempenho
Gestão do Conhecimento
Aprendizagem Organizacional
Planejamento Estratégico
Qualidade de Vida no Trabalho
Gestão de Processos
Gestão de Projetos
Brasil


Brasil