RODRIGUEZ, Martius V

Tecnologia de informacao e mudanca organizacional = Information technology for the 21st Century: managing the changing - Rio de Janeiro : Infobook, 1995

Capitulo 1: A mudanca no ambiente de negocios Introducao Rumo a sociedade da informacao As organizacoes empresariais do proximo seculo A estrutura do livro Bibliografia Capitulo 2: A revolucao da tecnologia de informacao Um pouco da historia O processamento centralizado de dados A descentralizacao do processamento de dados O ambiente computacional atual O novo ambiente computacional O que ha por vir ? Capitulo 3: Por que mudar ? As razoes da mudanca O uso do conhecimento Gerencia por processo A tecnologia de informacao A economia global Clientes e competidores O papel de Estado Como mudar ? Bibliografia Capitulo 4: As novas relacoes de poder Enfrentando a mudanca As relacoes de poder na sociedade industrial As relacoes de poder na sociedade da informacao Bibliografia Capitulo 5: O fator humano A antiga visao da area de tecnologia de informacao Os conflitos internos da area de tecnologia de informacao O desenvolvimento dos recursos humanos As funcoes que irao se tornar obsoletas As funcoes que se tornarao mais importantes Capitulo 6: A gestao pela qualidade total O conceito de gestao pela qualidade total A necessidade de uma visao, crencas e valores A definicao do negocio de uma organizacao A definicao do negocio de uma organizacao A definicao da missao e clientes da organizacao Os produtos e servicos A definicao dos processos produtivos O gerenciamento da rotina A qualidade total na prestacao de servicos A qualidade total no desenvolvimento de sistemas Como iniciar a gestao pela qualidade total Capitulo 7: Reengenharia dos processos Conceitos basicos O gerenciamento pela qualidade total e a reengenharia dos processos Porque utilizar a tecnica de reengenharia Como iniciar a reengenharia em uma organizacao A chave do sucesso dos projetos de reegenharia Gerenciando drasticas mudancas Falhas na aplicacao da reengenharia dos processos Exemplos de reengenharia dos processos do negocio Capitulo 8: Consolidacao e "downsizing" Objetivos basicos Consequencias da consolidacao e "downsizing" Alternativas de processamento distribuido A interacao do usuario Capitulo 9: migrando para uma arquitetura distribuida A integracao entre redes heterogeneas Como garantir ume rede integrada e confiavel Problemas e solucoes na migracao A arquitetura cliente-servidor Capitulo 10 - Organizando os recursos de informacao A modernizacao da funcao informacao Organizando a funcao informacao Solucoes de infraestrutura de hardware e software Capitulo 11: Estrategias e tendencias em um ambiente globalizado Capitulo 12: A arquitetura tecnologica de informacao A democratizacao das informacoes A base para arquitetura de informacoes Os componentes da arquitetura de informacoes Sistemas abertos e integradores Padroes Forcas que atuam sobre a arquitetura de informacoes Capitulo 13: Sistemas de base de dados distribuidas Gerenciadores de bases de dados Sistema gerenciador de arquivos Sistema de banco de dados hierarquico Sistema de banco de dados em rede Modelo relacional de dados Modelo de dados orientados a objetos Arquitetura centralizada de base de dados Base de dados utilizando a arquitetura cliente-servidor Os principais banco de dados existentes no mercado Tendencias dos sistemas de informacao Capitulo 14: Planejamento e implantacao de sistemas de informacao Uma visao sistemica As etapas do desenvolvimento de sistemas O desenvolvimento de sistemas alinhado com o negocio da organizacao Selecao e priorizacao de projetos de informacao Capitulo 15: Estudo de caso: mudancas em uma grande corporacao Introducao A empresa Aplicando a reengenharia nos processos de negocios A reorganizacao da funcao informacao Capitulo 16: Resumo com a principais ideias Preparando-se para o seculo XXI Recursos humanos Gestao pela qualidade total Reengenharia de processos de negocio Consolidacao e "downsizing" Recursos da informacao Arquitetura tecnologica de informacao Sistemas de informacao A funcao informacao O "Chief information officer" O analista de negocios Apendice A: O programa "5S" Apendice B: Metodo para analise e solucao de problemas Apendice C: A certificacao da qualidade Apendice D: Modelos de comunicacao Apendice E: Glossario

Tradutor: Washington Luiz Salles Tradutor: Washington Luiz Salles


Organização
Mudança Organizacional
Gestão Tecnologica
Gestão de Processo