LUCENA, Ana Paula Costa de

Comunicação pública ou marketing político? um estudo sobre o uso do rádio por duas prefeituras de Pernambuco / por Ana Paula Costa de Lucena. -- - Brasília : ENAP, 2012. - p. 81-98

Inclui bibliografia.

O trabalho analisou as práticas de comunicação implementadas pelas prefeituras do Recife e de Caruaru, detendo-se essencialmente nos esforços de comunicação para o cidadão por meio do rádio. Permitiu observar se o ato de comunicar dessas administrações municipais está mais voltado para uma comunicação pública ou para o marketing político. Para isso, a pesquisadora criou indicadores de diferenciação inéditos entre os temas comunicação pública e marketing político. As principais fontes foram os releases, matérias, áudios de programa e sugestões de nota, dos acervos das secretarias de Comunicação das prefeituras do Recife e de Caruaru. Durante o período de análise, observou-se que as prefeituras estudadas estão distantes da prática da comunicação pública. Como resultado, destaca-se o pouco empenho das prefeituras em informar assuntos de interesse público e dialogar com o cidadão.


Comunicação Pública
Marketing Político
Interesse Público
Cidadania