Conhecimentos, habilidades e atitudes
o conceito de competências no trabalho e seu uso no setor público
Santos, Aleksandra Pereira dos
creator
text
bl
Brasília
ENAP
2011
monographic
por
p. 369-386
Este estudo tem dois objetivos: revisar criticamente a produção científica nacional sobre o tema competências no trabalho e nas organizações; e apresentar o conceito e discutir sua utilização no setor público. Para tanto foram analisados relatos de pesquisa empírica e ensaios nacionais e estrangeiros em periódicos de psicologia e administração. Foram discutidos: enfoques teóricos, instrumentos de coleta de dados, procedimentos de análise, entre outros aspectos. Na análise da produção nacional, constatou-se que, em sua maioria, as pesquisas: descrevem competências ocupacionais ou profissionais; possuem desenho survey; apresentam pluralidade quanto à natureza da pesquisa e utilização de métodos e técnicas para coleta e análise de dados; e são realizadas principalmente no setor terciário da economia. Verificou-se, ainda, a convergência do conceito de competência, diante da complexidade e fragmentação teórica previamente constatadas na literatura. Entretanto, mesmo em evidência, a produção científica brasileira sobre o tema é recente e ainda há uma lacuna sobre a discussão do construto e sua aplicação no setor público, em especial no caso brasileiro, quando se trata da administração pública federal, direta, autárquica e fundacional.
general
por Aleksandra Pereira dos Santos. --
Inclui bibliografia.
Gestão por Competências
Setor Público
Gestão de Pessoas
Pesquisa Empírica
Revista do Serviço Público - RSP
00349240
v. 62, n. 4, p. 369-386, out. 2011.
https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1600
https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1600
BR-BrEnap
120611
20210902180708.0
2061113591037
pt-br