STASSUN, Cristian Caê Seemann

Avaliação de desempenho e capacitação contínuos no serviço público : avanços da política de RH na administração pública de uma prefeitura do Alto Vale do Itajaí-SC - Brasília : IPEA, jul./dez. 2013

Este artigo apresenta o modelo de gestão de servidores proposto por uma prefeitura do Alto Vale do Itajaí-SC e analisa quais as contribuições oferecidas pela capacitação e avaliação de desempenho de forma permanente no serviço público. Utilizou-se como metodologia o delineamento descritivo-interpretativo, com abordagem qualitativa; e a coleta de dados se deu por meio de investigação documental, contato pessoal com o departamento de recursos humanos (DRH) e de pesquisa bibliográfica. O investimento em capacitação dos servidores pelos municípios está previsto na Constituição Federal de 1988, mas não de forma que garanta efetivamente sua execução. O serviço público tem sido vítima de inúmeras críticas por sua falta de eficiência. Algumas ações buscaram modernizar o Estado e torná-lo mais ágil. Contudo, para que consiga realmente melhorar a qualidade de seus serviços, é preciso dar atenção especial ao servidor, com ações que contribuam para sua motivação, seu comprometimento, sua atuação mais eficiente e, inclusive, para sua saúde


Serviço Público
Agente Público
Capacitação Profissional
Gestão de Pessoas
Administração Municipal
Avaliação de Desempenho
Eficiência
Motivação
Carreira Pública