Silva, Gleiciane Marcelino da

Mercado de trabalho e bolsa família : políticas de emprego e inserção laboral dos beneficiários do Distrito Federal (2015-2018) / por Gleiciane Marcelino da Silva. -- - Brasília : Enap, 2019. - 98 f.

Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública.

Introdução 1. Sistema de proteção social brasileiro e o Mercado de Trabalho 1.1 A questão social brasileira: origens e trajetória 1.2 Proteção Social e o mundo do trabalho 1.3 Proteção Social pós Constituição de 1988 1.4 A situação pós Ruptura Democrática de 2016 2. Bolsa Família: inovação no sistema de proteção social brasileiro 2.1 O que mudou com o Bolsa Família? 2.2 Principais efeitos do Programa Bolsa Família no mercado de trabalho 3. Bolsa Família e inclusão laboral 3.1 Mecanismos de inclusão laboral no Brasil 3.2 Mecanismos de inserção laboral no DF 4. Bolsa família e o mercado de trabalho no DF 4.1 Caracterização da população de baixa renda do Distrito Federal 4.2 Perfil e situações de inserção laboral dos beneficiários 4.3 Principais dificuldades apontadas para inserção no mercado de trabalho Considerações finais Referências bibliográficas Apêndice A – Roteiro de entrevista semiestruturada com beneficiários do PBF Apêndice B – Quadro síntese sobre procedimento de Pesquisa de campo

A discussão em torno das relações do mercado de trabalho com a pobreza e a desigualdade social é de suma importância para a busca da melhoria das condições de vida da população pobre e para o desenvolvimento social do Brasil. O objetivo desse trabalho é apresentar as condições de inserção laboral de um grupo de beneficiários do Programa Bolsa Família no DF, apontar as principais dificuldades enfrentadas para se conseguir uma vaga no mercado de trabalho formal e analisar o papel dos mecanismos de inserção laboral na inclusão das pessoas inscritas no cadastro único e bolsa família, ou seja, os mais vulneráveis do ponto de vista da renda. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 20 beneficiárias do PBF em três regiões administrativas dos grupos socioeconômicos mais vulneráveis do DF. Os dados mostraram que a maioria dos entrevistados está desempregada ou em condições precárias de inserção laboral e que os principais entraves apontados pelos beneficiários foram a falta de vagas no mercado formal e ausência de vagas em creches para deixarem os filhos. Aliado a esse diagnóstico verificou-se que as políticas de emprego implementadas no DF não têm alcance suficiente entre os mais pobres e pouco contribui para a inserção laboral dessa parcela da população.


Mercado de Trabalho
Desemprego
Desenvolvimento Social
Programa Social
Programa Bolsa Família