BORGES, Jorge Amaro de Souza

O estado da arte sobre políticas públicas para pessoas com deficiência no Brasil : dialogando sobre transversalidade e educação / por Jorge Amaro de Souza Borges, Andreia Colares Cabral Pereira. -- - Brasília : ENAP, 2016. - p. 555 - 574

Inclui bibliografia.

Este artigo pretende apresentar um panorama das políticas para as pessoas com deficiência no Brasil, abordando sua estrutura organizacional e propondo um diálogo com a educação, visando conectar, assim, os diferentes saberes da escola, que são reprodução social, para procurar pistas sobre as políticas transversais, que talvez sejam o maior desafio de uma democracia em evolução. Além de tentar compreender como essas políticas se organizam, e em que espaços sociais se materializam, buscamos pensar, a partir das teorias educacionais, a defesa do argumento de que a transversalidade pode contribuir para um processo de diálogo entre a sociedade civil e os órgãos governamentais, exigindo uma pedagogia da participação social, assim como novas formas de fazer e compreender a política e, mais do que isso, exercitar diferentes práticas para um mundo mais inclusivo


deficiente
Políticas Públicas
inclusão social
Educação
acessibilidade
direitos humanos