OLIVEIRA, Luiz Frederico Lopes de

Um ambiente para recuperação semântica de informação em governo eletrônico : um estudo de caso em licitações públicas / por Luiz Frederico Lopes de Oliveira. - - Maceió : Universidade Federal de Alagoas, 2006. - 121 p.

Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo curso de Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento do Instituto de de Computação da Universidade Federal de Alagoas.

Inclui bibliografia.

Lista de figuras Lista de tabelas 1. Introdução 1.1 Apresentação 1.1.1 Problema a ser enfrentado 1.2 Objetivo e relevância 1.3 Estrutura do trabalho 2. Governo Eletrônico 2.1 Introdução 2.2 O que é Governo Eletrônico? 2.3 Fases do Governo Eletrônico 2.4 Por que Governo Eletrônico? 2.5 Governo Eletrônico no mundo 2.6 Governo Eletrônico no Brasil 2.6.1 Governo Federal 2.6.2 Estados e Municípios 3. Recuperação semântica da informação 3.1 Introdução 3.2 Web semântica 3.3 Ontologias 3.3.1 O que é ontologia? 3.3.2 Tipos de ontologia 3.3.3 Construindo ontologias 3.4 Agentes 3.5 Desenvolvendo sistemas baseados em agentes 3.6 Compartilhamento da informação em e-Gov 4. Um ambiente para a Recuperação Semântica da Informação: Foco no e-Gov 4.1 Introdução 4.2 Compartilhamento e Busca de Informação Semântica 4.3 Licitações Públicas 4.4 Sistemas públicos de compras eletrônicas 4.5 Ambiente proposto para a Recuperação Semântica da Informação em e-Gov 4.5.1 Dados armazenados em um banco de dados relacional 4.5.2 Stakeholders do sistema 4.6 Arquitetura do sistema 4.6.1 Gerenciador de Aplicação 4.6.1.1 Módulo de Manutenção dos Dados 4.6.1.2 Módulo de Configuração dos Agentes 4.6.1.3 Módulo de Recomendação 4.6.2 Agentes 4.6.2.1 Agente Catalogador 4.6.2.2 Agente Localizador 4.6.2.3 Agente Programador 4.6.2.4 Agente Recomendador 4.7 Considerações Finais 5. Estudo de Caso: Aplicação da Abordagem Proposta em uma Plataforma de e-Gov 5.1 Introdução 5.2 Materiais e Métodos 5.2.1 Materiais 5.2.2 Metodologia 5.3 Criação das Ontologias 5.4 Publicação de Páginas Marcadas Semânticas 5.5 Catálogo de Ontologias e Páginas WEB (RDF) 5.5.1 Busca Semântica de Informações 5.5.2 Recomendação Baseada nas Informações Localizadas 5.6 Protótipo do Sistema 5.7 Discussão: Ambiente Proposto versus Situação Tradicional 5.7.1 Mudanças nos processos de e-Gov 5.7.2 Localização das informações 5.7.3 Manipulação e recomendação da informação 6. Conclusões e Trabalhos Futuros 6.1 Conclusões 6.2 Trabalhos Futuros Referências

O tratamento dado ao grande volume de informações produzidas sob a ótica do governo representa um fator crítico de sucesso para os diversos tipos de relacionamentos que envolvem a administração pública: Governo e Cidadão, Governo e Setor Privado, Governo e outros órgãos e esferas do Governo e Governo e o Servidor Público. Como estamos diante de uma sociedade iminentemente digital, torna-se viável o uso da tecnologia para a divulgação destas informações e, neste caso, o meio bastante apropriado é a Internet. Porém, encontrar a informação desejada na imensidão de documentos existentes na Web é uma tarefa bastante difícil. A fi m de facilitar esta tarefa, a utilização da tecnologia proposta pela Web Semântica surge como uma alternativa bastante promissora. Assim, a arquitetura da Web Semântica facilita o compartilhamento das informações que são geradas continuamente e por diversas fontes de informação, características típicas em um ambiente de e-Gov. Com isto, cidadãos, empresas ou outros órgãos de governo encontram um caminho mais e ciente de relacionamento com o governo. Esta pesquisa aborda a utilização de ontologias e propõe um ambiente baseado em agentes de software para localização de informações na Web. As ontologias facilitam a formatação padronizada dos conteúdos divulgados, enquanto a localização e recomendação das informações é automatizada através de agentes de software. Um catálogo de páginas Web, recurso muito utilizados pelas primeiras ferramenta de busca na Web, também é utilizado pelo protótipo para catalogar ontologias e páginas RDF. Este catálogo é utilizado para orientar a localização de páginas Web, marcadas semanticamente, que atendam a critérios de buscas pré-estabelecidos pelos usuários. O ambiente proposto também contempla a recomendação das informações que são localizadas nas páginas RDF. Neste estudo de caso, as recomendações serão aplicadas em informações sobre licitações públicas. A criação de um ambiente de busca semântica de informação possibilitou a diminuição do esforço necessário para a troca de informações através da Internet, aumentando com isto, de maneira signifi cativa, as chances de sucessos de iniciativas de e-Gov. Além disto, a solução mostrou-se viável para qualquer contexto que, igualmente ao e-Gov, disponibiliza um grande volume de informações de natureza heterogênea e utiliza a Internet como meio de divulgação.


Licitação--pública
Governo Eletrônico
Recuperação da informação--(subd. geog.)
Administração Pública