VAZ JÚNIOR, Oswaldo Junqueira

A influência da estrutura e dos processos organizacionais nas contratações públicas / por Oswaldo Junqueira Vaz Júnior. - - Rio de Janeiro : FGV, 2016. - 153 p. : il. ; grafs. ; tabs.

Dissertação apresentada à Escola Brasileira de
Administração Pública e de Empresas –
Ebape/FGV para obtenção do título de Mestre
em Administração Pública.

Inclui bibliografia.

INTRODUÇÃO 1.1 APRESENTAÇÃO 1.2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA 1.3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 1.4 JUSTIFICATIVA DO ESTUDO 1.5 OBJETIVOS DA PESQUISA 1.5.1 Objetivo Geral 1.5.2 Objetivos Específicos 1.6 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO 1.7 ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO 2. REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 CADEIA DE VALOR 2.2 PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL 2.3 ESTRUTURAS ORGANIZAÇÕES 2.4 GESTÃO DE PROCESSOS 3. METODOLOGIA 4. APRECIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS 4.1 APRESENTAÇÃO DA UNIDADE DE ANÁLISE 4.1.1 O TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL (TCDF) 4.1.2 A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO TCDF 4.1.3 O PLANEJAMENTO NA UNIDADE DE ANÁLISE 4.2 UMA ANÁLISE DAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS 4.2.1 OS ATOS ADMINISTRATIVOS DE UMA LICITAÇÃO 4.2.2 A FORMALIZAÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO 4.2.3 OS PROCESSOS LICITATÓRIOS NO BRASIL 4.3 O PLANEJAMENTO NA CADEIA DE VALOR 4.3.1 O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO NO TCDF 4.3.2 A ESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DA CONTRATAÇÃO 4.3.3 PERSPECTIVAS DE EFICIÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES 4.3.4 OS IMPACTOS, RESULTADOS E EXPECTATIVAS 4.4 A PERSPECTIVA DOS GESTORES NA UNIDADE DE ANÁLISE 5. CONCLUSÕES REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS APÊNDICES ANEXOS

O objetivo desta pesquisa foi conhecer como ocorreram as mudanças no planejamento da contratação em uma organização pública.
O estudo de caso concentrou-se no Tribunal de Contas do Distrito Federal-TCDF, um órgão autônomo da Administração Pública direta do Distrito Federal. Os dados da pesquisa foram baseados em documentos e legislações relacionados ao órgão em estudo e em entrevistas com as chefias vinculadas à contratação pública. A análise foi efetuada de forma exploratório descritiva, com abordagem qualitativa.
Os dados coletados trouxeram a caracterização do órgão e apresentaram informações sobre as mudanças de procedimentos internos relacionadas à contratação pública, além dos efeitos dessas mudanças para a organização. O estudo demonstrou o quanto a instituição foi receptiva às mudanças e inovações administrativas.
Dentre os fatores que ocasionaram as mudanças, destacam-se a flexibilidade que a organização apresenta em adaptar-se às variações externas impostas pelas legislações e normativas e, sobretudo, a necessidade da mudança. Confirmando o caráter sistêmico das organizações, detecta-se que muitas mudanças ocorridas geraram bons resultados.


Planejamento Estratégico
Serviço Público
Desenvolvimento Organizacional
Administração Pública