VAZ, Caroline Rodrigues

Efeito dos processos de aquisição sobre a eficiência ambiental em instituições federais de ensino superior / por Caroline Rodrigues Vaz. - - Ponta Grossa : Universidade tecnológica Federal do Paraná, 2010. - 137 p.

Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Engenharia de Produção, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Área de Concentração: Produção e Manutenção.

Inclui bibliografia.

1. INTRODUÇÃO 1.1 CONTEXTO ATUAL 1.2 OBJETIVOS 1.2.1 Objetivo Geral 1.2.2 Objetivos Específicos 1.3 JUSTIFICATIVA 1.4 ESTRUTURA DA PESQUISA 2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS 2.1.1 Instituições de Ensino Superior enquanto Organizações Públicas 2.1.1.1 Cadeia de Suprimento nas IFES 2.1.1.1.1 Aquisições de bens de consumo nas IFES 2.2 ASPECTOS DAS LEGISLAÇÕES APLICADAS AS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS 2.2.1 Aspectos da Legislação Ambiental Brasileira 2.2.2 Aspectos Legais na Gestão Pública 2.3 EFICIÊNCIA AMBIENTAL NA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA FEDERAL 2.3.1 Gestão ambiental pública 2.3.1.1 Agenda ambiental na administração pública 2.3.2 Instrumentos para gerenciamento ambiental nas organizações 2.3.2.1 Produção mais Limpa 2.3.2.1.1 Adaptação da Produção mais Limpa para Instituições Federais de Ensino Superior 2.3.2.2 Indicadores de desempenho ambiental 2.3.2.3 Cenário dos instrumentos de gestão ambiental nas IFES 3 METODOLOGI 3.1 MÉTODO E CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA 3.2 RESUMO ORIENTATIVO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA 3.3 PROCEDIMENTOS DA PESQUISA 3.3.1 Local da pesquisa 3.3.2 Levantamento de Dados 3.3.2.1 Instrumentos para a coleta de dados 3.3.2.1.1 Questionário exploratório/detalhado 3.3.2.1.2 Questionário complementar/específico 3.3.3 Tabulação de dados 3.3.4 Análise dos dados 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 MAPEAMENTO DO PROCESSO DE AQUISIÇOES DE BENS/SERVIÇOS NAS IFE 4.1.1 Avaliação da coleta de dados na etapa de demanda (Etapa – 1) 4.1.2 Avaliação da etapa de licitação, empenho e confirmação do pedido (Etapa – 2) 4.1.3 Etapa de entrega, armazenagem e distribuição interna: uso de marcadores (Etapa – 3) 4.1.3.1 Análise do papel 4.1.3.2 Análise de resíduos químicos 4.1.4 Relação da Lei n°8.666/93 com a produção mais limpa 4.2 CONSIDERAÇÕES SOBRE A EFICIENCIA AMBIENTAL NO MAPEAMENTO REALIZADO NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÕES DE BENS 4.3 PROPOSTAS DE MELHORIAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÕES DE BENS/SERVIÇOS PARA O AUMENTO DA EEFICIÊNCIA AMBIENTAL EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5.1 CONCLUSÃO 5.2 SUGESTÕES DE TRABALHOS FUTUROS REFERÊNCIAS APÊNDICES

Este trabalho traz como objetivo analisar a influência dos processos de aquisições e armazenagens de bens de consumo sobre a eficiência ambiental nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Esta pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem do problema qualitativa e quantitativa, sob o ponto de vista de seus objetivos exploratória e descritiva e de seus procedimentos técnicos como bibliográfica e de levantamento. Foram realizadas pesquisas nas legislações do Governo Federal sobre os processos de aquisições de bens/serviços. Os dados foram coletados numa instituição representativa das IFES através de questionários estruturados, sendo destinados à gerentes e servidores requisitantes. O local escolhido foi a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, onde realizou-se observação in loco do funcionamento do sistema e do processo licitatório. Para a análise dos dados foi utilizado à ferramenta ambiental Produção mais Limpa apresentando o fluxograma global dos processos, análise da demanda/custos e resíduos, os níveis de priorização de geração de resíduos e a identificação dos indicadores de desempenho ambiental. Identificou-se que os indicadores de desempenho ambiental que mais se destacaram foram tempo/aquisição, custo/qualidade e perdas/validade. No qual foi escolhido dois marcadores, um tipicamente de consumo administrativo e educacional e outro característico das atividades de Pesquisa e Extensão. Os materiais de consumo selecionados foram o papel e reagentes químicos, respectivamente. O papel e os reagentes químicos apresentaram perdas significativas por validade vencida, material de embalagem e manutenção. Sobre isto, avalia-se as possíveis causas das perdas e a influência da Lei 8666/93. Viu-se que a Lei 8.666/93 traz pontos positivos para a Administração Pública, mas ao mesmo tempo ficou evidenciado que sua aplicação pode induzir, acarretando perdas na Eficiência Ambiental de uma Instituição. Questões administrativas excessos nas aplicações legais, a falta de conhecimentos específicos por parte dos envolvidos nos processos de aquisição (da demanda à estocagem), a falta de treinamentos, a ausência em “tempo real” de respostas à dúvidas legais e a dificuldade de visão sistêmica da legislação em conjunto com o sistema interno institucional; são alguns dos elementos levantados.


Ensino Superior
Desenvolvimento Sustentável
Avaliação de Desempenho--desempenho ambiental