RESENDE, Humberto Moreira de

O processo eletrônico de compras públicas : o pregão eletrônico como aliado na aquisição de bens e serviços / Humberto Moreira de Resende. -- - Belo Horizonte, MG : Universidade FUMEC, 2012. - 101 p. : tabs.

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Administração da Universidade da FUMEC como parte dos requisitos para a obtenção de título de Mestre em Administração.

Inclui bibliografia.

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 1.1 Justificativa 1.2 Formulação do problema 1.3 Objetivo geral 1.4 Objetivos específicos 1.5 Estrutura da pesquisa 2 REVISÃO DE LITERATURA 2.1 O comércio eletrônico 2.1.1 Categorias do comércio eletrônico 2.1.2 E-procurement 2.1.3 Integração 2.2 Princípios licitatórios 2.2.1 Princípio da legalidade 2.2.2 Princípio da moralidade 2.2.3 Princípio da igualdade 2.2.4 Princípio da publicidade 2.2.5 Princípio da probidade administrativa 2.2.6 Princípio da vinculação ao instrumento convocatório 2.2.7 Princípio do julgamento objetivo 2.3 Licitação pública 2.3.1 Tipos de licitação 2.3.2 Modalidades de licitação 2.3.2.1 Concorrência 2.3.2.2 Tomada de preços 2.3.2.3 Convite 2.3.2.4 Concurso 2.3.2.5 Leilão 2.4 Eficiência, eficácia e efetividade 3 PREGÃO 3.1 Pregão presencial 3.1.1 Fase preparatória 3.1.2 Fase externa 3.2 Pregão eletrônico 3.2.1 Fase preparatória 3.2.2 Fase externa 3.2.3 Vantagens e desvantagens do pregão eletrônico 4 METODOLOGIA 5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 5.1 Indicadores de eficiência 5.2 Indicadores de eficácia 5.3 Indicadores de efetividade 5.4 Entrevistas 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS APENDICE 1 – Questionário APENDICE 2 – Esquema de modalidades de licitação

Depois da popularização da internet, o mundo dos negócios não foi mais o mesmo. Constantes transformações trouxeram uma “nova economia” na qual os administradores remodelaram os processos de negócios, alterando o relacionamento entre governo, empresa e cidadãos. O governo, que sempre foi visto de forma muito burocrática, morosa e ineficiente em seus processos, vem passando por mudanças para desburocratizar suas ações, melhorar controles, garantir transparência, ampliando negócios e reduzindo preços em suas aquisições. As compras eletrônicas do governo brasileiro têm obtido relativo sucesso com o uso do pregão na forma eletrônica. Este trabalho tem como objetivo geral verificar o funcionamento das compras eletrônicas voltadas para a Administração Pública, observando os mecanismos do pregão eletrônico. A metodologia adotada foi o estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG –, contemplando os pregões eletrônicos realizados nos períodos de 2010 e 2011. Foram calculados índices que remetem à eficiência, eficácia e efetividade juntamente com entrevistas na forma qualitativa com servidores administrativos da Instituição. Através do resultado do presente estudo de caso, foi possível constatar que o pregão traz transparência e economia aos cofres públicos, porém questiona-se a qualidade dos materiais comprados e se essa “economia” obtida é realmente vantajosa. Outro ponto levantado é a real celeridade do processo.


Compras Governamentais
Pregão (Licitação pública)--pregão eletrônico--(subd. geog.)
Eficiência
Governo Eletrônico