TY - BOOK AU - RESENDE,Humberto Moreira de AU - SILVA,Jersone Tasso Moreira TI - O processo eletrônico de compras públicas: o pregão eletrônico como aliado na aquisição de bens e serviços PY - 2012/// CY - Belo Horizonte, MG PB - Universidade FUMEC KW - Compras Governamentais KW - Pregão (Licitação pública) KW - pregão eletrônico KW - (subd. geog.) KW - Eficiência KW - Governo Eletrônico N1 - Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Administração da Universidade da FUMEC como parte dos requisitos para a obtenção de título de Mestre em Administração; Inclui bibliografia; SUMÁRIO; 1 INTRODUÇÃO; 1.1 Justificativa; 1.2 Formulação do problema; 1.3 Objetivo geral; 1.4 Objetivos específicos; 1.5 Estrutura da pesquisa; 2 REVISÃO DE LITERATURA; 2.1 O comércio eletrônico; 2.1.1 Categorias do comércio eletrônico; 2.1.2 E-procurement; 2.1.3 Integração; 2.2 Princípios licitatórios; 2.2.1 Princípio da legalidade; 2.2.2 Princípio da moralidade; 2.2.3 Princípio da igualdade; 2.2.4 Princípio da publicidade; 2.2.5 Princípio da probidade administrativa; 2.2.6 Princípio da vinculação ao instrumento convocatório; 2.2.7 Princípio do julgamento objetivo; 2.3 Licitação pública; 2.3.1 Tipos de licitação; 2.3.2 Modalidades de licitação; 2.3.2.1 Concorrência; 2.3.2.2 Tomada de preços; 2.3.2.3 Convite; 2.3.2.4 Concurso; 2.3.2.5 Leilão; 2.4 Eficiência, eficácia e efetividade; 3 PREGÃO; 3.1 Pregão presencial; 3.1.1 Fase preparatória; 3.1.2 Fase externa; 3.2 Pregão eletrônico; 3.2.1 Fase preparatória; 3.2.2 Fase externa; 3.2.3 Vantagens e desvantagens do pregão eletrônico; 4 METODOLOGIA; 5 RESULTADOS E DISCUSSÕES; 5.1 Indicadores de eficiência; 5.2 Indicadores de eficácia; 5.3 Indicadores de efetividade; 5.4 Entrevistas; 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS; REFERÊNCIAS; APENDICE 1 – Questionário; APENDICE 2 – Esquema de modalidades de licitação N2 - Depois da popularização da internet, o mundo dos negócios não foi mais o mesmo. Constantes transformações trouxeram uma “nova economia” na qual os administradores remodelaram os processos de negócios, alterando o relacionamento entre governo, empresa e cidadãos. O governo, que sempre foi visto de forma muito burocrática, morosa e ineficiente em seus processos, vem passando por mudanças para desburocratizar suas ações, melhorar controles, garantir transparência, ampliando negócios e reduzindo preços em suas aquisições. As compras eletrônicas do governo brasileiro têm obtido relativo sucesso com o uso do pregão na forma eletrônica. Este trabalho tem como objetivo geral verificar o funcionamento das compras eletrônicas voltadas para a Administração Pública, observando os mecanismos do pregão eletrônico. A metodologia adotada foi o estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG –, contemplando os pregões eletrônicos realizados nos períodos de 2010 e 2011. Foram calculados índices que remetem à eficiência, eficácia e efetividade juntamente com entrevistas na forma qualitativa com servidores administrativos da Instituição. Através do resultado do presente estudo de caso, foi possível constatar que o pregão traz transparência e economia aos cofres públicos, porém questiona-se a qualidade dos materiais comprados e se essa “economia” obtida é realmente vantajosa. Outro ponto levantado é a real celeridade do processo. UR - https://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/humberto-moreira-de-resende.pdf ER -