Políticas públicas para o desenvolvimento sustentável : dos mínimos sociais dos objetivos de desenvolvimento do milênio à agenda multissetorial e integrada de desenvolvimento sustentável / Fundação Getúlio Vargas ; coordenação por: Marco Aurelio Ruediger. -- - Rio de Janeiro, RJ : FGV, 2018. - 82 p. : il. color.

Sumário INTRODUÇÃO 01. Do combate à fome e à pobreza aos desafios da proteção social 02. Da universalização da educação básica aos desafios da qualidade do ensino 03. Da redução da mortalidade infantil à proteção integral à saúde 04. Da promoção da igualdade entre sexos à equidade de gênero 05. Dos princípios de sustentabilidade a sua concretização efetiva nas políticas públicas CONCLUSÃO

O presente relatório situacional "Políticas públicas para o desenvolvimento sustentável" é uma contribuição da Diretoria de Análise de Políticas Públicas para a promoção da agenda ODS, somando-se ao acervo de outros estudos temáticos já elaborados em orçamento, transparência pública, burocracia, imigração e análise de redes sociais. Tendo como referência o balanço do cumprimento dos ODM em escala mundial realizado há pouco tempo pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e os vários relatórios de acompanhamento elaborados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada para o Brasil desde 2003, este relatório sistematiza algumas das mudanças sociais no Brasil no período de 1990 a 2015, com destaque para a análise da evolução da pobreza, da insegurança alimentar e da desigualdade, do acesso à educação básica, do comportamento da mortalidade materno-infantil, da trajetória dos diferenciais de gênero e do nível de atendimento dos serviços urbanos e da agressão ao meio ambiente.


Desenvolvimento Sustentável
Acordo Internacional
Direitos Humanos