Lanz, Rudolf

A pedagogia Waldorf : caminho para um ensino mais humano / por Rudolf Lanz. -- - 11. ed. - São Paulo : Antroposófica, 2013. - 245 p.

Inclui bibliografia.

Inclui bibliografia.

PRIMEIRA PARTE: A imagem do homem à luz da Antroposofia A entidade humana O homem dentro do Universo O ser humano tríplice SEGUNDA PARTE: O desenvolvimento da criança Introdução Os setênios I. O primeiro setênio: infância II. O segundo setênio: juventude III. O terceiro setênio: adolescência Retrospectiva I. O caminho até o pensar conceitual II. A lei da metamorfose III. Personalidade, hereditariedade e doenças infantis IV. Do desenvolvimento do 'eu' ao respeito ao 'tu' Os temperamentos TERCEIRA PARTE: Fundamentos e princípios gerais da pedagogia Waldorf Ensino em crise O professor, realizador da pedagogia Waldorf A educação, uma terapia Pensar, sentir, querer: polaridade e harmonização O realismo da pedagogia Waldorf A importância da vivência A classe O ensino em épocas - uma exigência lógica A avaliação QUARTA PARTE: A aplicação da pedagogia Waldorf O jardim de infância A escola propriamente dita I. Aspectos gerais II. Algumas considerações sobre o currículo Waldorf A pedagogia Waldorf e a atualidade QUINTA PARTE: As escolas 'Rudolf Steiner' ou 'Waldorf' Princípios gerais Um pouco de história Estrutura formal


Educação de crianças
Escola