SOARES, Sergei Suarez Dillon

O perfil da discriminação no mercado de trabalho : homens negros, mulheres brancas e mulheres negras - Brasília : IPEA, 2000 - 26 p. - Texto para Discussão ; 769 .

1 Introdução 2 O diferencial de rendimentos 3 Decomposição do diferencial de rendimentos - metodologia 4 Decomposição do diferencial de rendimentos - resultados sem controles 5 Decomposição do diferencial de rendimentos - resultados com controles 6 Tendência temporal 7 Conclusão

Este texto decompõe o diferencial de rendimentos entre homens brancos, de um lado, e homens negros, mulheres brancas e mulheres negras, de outro. Um diferencial de rendimentos pode advir de, pelo menos, três causas: qualificações diferentes, inserções no mercado de trabalho diferentes ou um diferencial salarial puro. O texto decompõe o diferencial de cada categoria em relação aos homens brancos segundo cada uma das causas citadas. Essa decomposição é feita tanto para médias como para centésimos das distribuições de renda dos homens negros, das mulheres brancas e das mulheres negras. A metodologia é uma extensão da decomposição de Oaxaca. Os resultados indicam que enquanto o diferencial das mulheres brancas se explica exclusivamente por um diferencial salarial puro, os homens negros devem seus rendimentos menores principalmente a diferenças de qualificação, embora também sofram pesada discriminação salarial e de inserção. As mulheres negras sofrem os diferenciais de salário puro das mulheres brancas, mais o diferencial de salário puro dos negros, mais um diferencial devido à inserção, mais um enorme diferencial devido à qualificação (embora menor que o dos homens negros)


Discriminação
Discrininação Racial
Discriminação no Emprego
Mercado de Trabalho