Inovação e métodos de ensino para nativos digitais / organização, Marcelo Veras - São Paulo: Atlas, 2011. - ix, 161 p.

1. Introdução (Eliane El Badouy Cecchettini) 2. Modelo Pedagógico ESAMC (Marcelo Veras) -- 2.1. Qual é a definição de cada uma dessas competências para o mercado? -- 2.2. Quais são os atributos que tangibilizam cada competência? -- 2.3. Como fazer para avaliar esses atributos? -- 2.4. Como fazer para desenvolver esses atributos? 3. Coaching e o desenvolvimento de competências empresariais (Adriano Novaes) 4. Métodos - Adriano Pedro Bom, Anderson César Gomes Teixeira Pellegrino, Caio Ravaglia, Carolina Lourenço Defilippi Gonçalves, Eliane El Badouy Cecchettini, Manuela Santin Souza de Stefano, Marcelo Augusto Scudeler, Marcelo Veras, Silvia Cristina Prado, Sylvia Helena Furegatti -- 4.1. Métodos com dramatização - Desenvolvimento de conceitos -- 4.2. Métodos com dramatização - Aplicação de conceitos -- 4.3. Métodos sem dramatização - Desenvolvimento de conceitos -- 4.4. Métodos sem dramatização - Aplicação de conceitos 5. Considerações finais - Adriano Pedro Bom

Inúmeros são os desafios para todo o processo educativo, bem como o de ser professor no século XXI. O acúmulo de informação, a velocidade da tecnologia, a evolução constante da prática pedagógica e as profundas transformações ocorridas no perfil do principal sujeito de todo processo - o aluno - trazem questões para as quais não há resposta fácil. Mas uma coisa é certa: o nosso tempo, caracterizado por mudanças constantes e velozes, impõe novas demandas para o professor e o estimula a repensar continuamente seu papel e sua prática.O professor do século XXI tem toda a produção intelectual dos séculos passados incorporada e o desafio de refutar as visões simplistas que opõem as múltiplas linguagens à realidade do aprendizado acadêmico, lançando mão de métodos mais adequados e adaptados à realidade contemporânea e a sua absorção imediata pelos humores do mercado.Neste sentido, também se faz necessário estender e reinventar a prática educativa, compreendendo o cruzamento e a aproximação de três vetores: tempo, espaço e velocidade. Esta é a proposta deste livro, ressignificar a prática, dialogar com o novo, abrir-se às novas tecnologias e linguagens de modo a manter-se plural sem perder as raízes, os valores e a qualidade aprofundada das experiências que a vivência em sala de aula promove.Obra recomendada para os profissionais de educação que tenham como desafio melhorar o nível de motivação de seus alunos em sala de aula. Leitura complementar para as disciplinas Didática e Metodologia de Ensino Superior dos cursos de graduação e pós-graduação que as utilizam em seus currículos.?

9788522463589


Ensino Superior--Metodologia
Capacitação profissional
Método de Ensino