Filatro, Andrea

Produção de conteúdos educacionais: design instrucional, tecnologia, gestão, educação e comunicação / Andrea Filatro, Sabrina Cairo - São Paulo: Saraiva, 2015. - xvi, 462 p.

Inclui bibliografia e índice

Parte I - Framework teórico Capítulo 1. Dimensão tecnocientífica -- Organização do currículo para a produção de conteúdo educacionais -- Tipologia de conteúdos educacionais -- Objetivos educacionais e competências -- Estruturação e sequenciamento de conteúdos educacionais Capítulo 2. Dimensão pedagógica -- Fundamentos epistemológicos -- Abordagens pedagógicas predominantes -- Para além da pedagogia Capítulo 3. Dimensão comunicacional -- O modelo clássico de comunicação -- Diálogo didático simulado -- Matrizes de pensamento e linguagem -- Gêneros e formatos -- Mídias Capítulo 4. Dimensão tecnológica -- Tecnologias e mídias -- Gerações tecnológicas e modelos educacionais -- Padrões tecnológicos em educação -- Sistemas para gerenciamento da aprendizagem -- Inovação e tecnologias emergentes -- Ferramentas para produção de mídias -- Tecnologias assistivas Capítulo 5. Dimensão organizacional -- O enfoque sistêmico na produção de conteúdos educacionais -- Modelos de produção de conteúdos educacionais -- Gestão de projetos Parte II - Gestão da produção Capítulo 6. Gestão de projetos -- Visão geral de projetos -- Metodologia de gestão de projetos -- A gestão de projetos e o design instrucional Capítulo 7. Design instrucional -- Visão panorâmica do design instrucional -- Modelos de design instrucional -- Fase do processo de design instrucional -- O design instrucional e a gestão de projetos Capítulo 8. O plano do projeto -- O triângulo de prioridades da gestão de projetos -- Estrutura do plano de projeto -- 1. Declaração de escopo -- 2. Estimativa dos prazos -- 3. Estimativa de custos -- 4. Planejamento das demais áreas Apêndice ao Capítulo 8. Plano do projeto integrado -- 1. Declaração de escopo -- 2. Estimativa dos prazos -- 3. Estimativa de custos -- 4. Planejamento das demais áreas do projeto Parte III - Atividades da produção Capítulo 9. Análise contextual -- Visão geral da análise contextual -- Análise das necessidades de aprendizagem -- Caracterização do público-alvo -- Levantamento de potencialidades e restrições institucionais -- Encaminhamento à solução Capítulo 10. Planejamento educacional -- Apresentação de conteúdos e proposição de atividades -- Metamodelo educacional -- Portfólio de conteúdos educacionais -- Texto para mídia impressa -- Hipertexto -- Imagens -- Áudio -- Multimídia -- Vídeo Capítulo 11. Autoria -- Autoria e criação -- Estratégias de criação de conteúdo educacionais -- Construção da retórica instrucional Capítulo 12. Roteirização -- A atividade de roteirização -- Roteirização de texto para mídia impressa -- Roteirização de hipertexto -- Roteirização de imagem -- Roteirização de áudio -- Roteirização de multimídia -- Roteirização de vídeo Capítulo 13. Produção de mídias -- Produção gráfica e digital -- Produção multimodal -- Produção de áudio -- Produção de vídeo Capítulo 14. Avaliação -- Avaliação da aprendizagem -- Avaliação da qualidade dos conteúdos produzidos

9788502635883


Educação
Design Instrucional
Planejamento Educacional
Comunicação