Como podemos aprimorar a avaliação em um laboratório de inovação : um estudo de caso do la-bora! Gov /
por Mariana Yuka Akamine. --
- Brasília : Enap, 2022.
- 134 f. : il.
Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública.
Inclui bibliografia.
INTRODUÇÃO 1. INOVAÇÃO 1.1 INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 1.1.1 Contexto da inovação no setor público sob perspectiva da OCDE 1.2 ECOSSISTEMA E CAPACIDADE DE INOVAÇÃO 1.2.1 As competências das lideranças públicas sob a perspectiva da OCDE 1.2.2 Rede de inovação brasileira 1.3 LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO 2. AVALIAÇÃO 2.1 AVALIAÇÃO EM LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO 2.2 AVALIAÇÃO NÃO NEUTRA E DINÂMICA 2.3 DIFICULDADES, RETROALIMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM DA AVALIAÇÃO 3. METODOLOGIA 3.1 ESTUDO DE CASO 3.2 DESENHO DA METODOLOGIA 3.3 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL 3.4 ENTREVISTA 3.4.1 Seleção dos entrevistados 3.4.2 Estrutura e teste da entrevista 3.4.3 Gravação e transcrição da entrevista 3.4.4 Ética na entrevista e na oficina 3.5 OFICINA COM TIME LA-BORA! GOV 3.5.1 Design thinking para oficina 3.5.2 Oficina teste 3.5.3 Oficina oficia 3.6 TRIANGULAÇÃO DE DADOS 4. ESTUDO DE CASO DO LA-BORA! GOV 4.1 O PROPÓSITO E A IDENTIDADE 4.2 ORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO 4.2.1 O contexto 4.2.2 Os atores e os recursos 4.2.3 Os serviços 4.3 A AVALIAÇÃO DAS ENTREGAS 5. ANÁLISE DOS RESULTADOS 5.1 DAS ENTREVISTAS 5.1.1 Atores 5.1.2 Laboratório de inovação 5.1.3 Avaliação 5.2 DA OFICINA 5.3 OPORTUNIDADES DE AÇÃO PARA A AVALIAÇÃO NO LA-BORA! GOV 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6.1 LIMITAÇÕES E FUTUROS POSSÍVEIS DA PESQUISA 6.2 MUDANÇAS DURANTE A PESQUISA 6.3 REFLEXÕES E LIÇÕES APRENDIDAS
Laboratórios de inovação se fortalecem como colaboradores do Estado para lidar com o contexto de incerteza e rápida transformação social. Esta pesquisa teve como propósito explorar as perspectivas do tema da avaliação em laboratório de inovação, a partir do estudo de caso do LA-BORA! gov – laboratório de gestão inovadora de pessoas da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia. O trabalho realçou a avaliação combinada com o papel dos atores e seus valores, com o ambiente real de mudanças e com a importância de retroalimentar os aprendizados gerados pela avaliação. A metodologia foi composta por pesquisa bibliográfica sobre avaliação, com enfoque em laboratório de inovação, pesquisa documental do Laboratório objeto do estudo de caso, entrevistas com atores ligados direta e indiretamente a laboratórios de inovação e oficina com o time do Laboratório. Como resultado foram elaboradas oportunidades de ação para a avaliação no LA-BORA! gov, podendo-se citar a proposta de investir em sistematizações mínimas e adaptáveis de avaliação, fomento da cultura da inovação por meio de parcerias e debates sobre avaliação e participação em prêmios de inovação, análise colaborativa e estruturada dos feedbacks dos serviços prestados, simplificação da exposição dos dados avaliativos entre outras sugestões com vistas a inspirar iniciativas afins. As lições aprendidas durante a pesquisa indicam a potencialidade de futuros estudos no tema, para acompanhar o amadurecimento dos laboratórios de inovação em governo, retroalimentar os resultados das ações e enriquecer os aprendizados de forma iterativa e dinâmica.