Salomão, Rafael da Costa Melo

Projeto de intervenção : a participação brasileira nas exposições mundiais (Expo) e aprendizados para planejamentos futuros / por Rafael da Costa Melo Salomão. -- - Brasília : Enap, 2023. - xiii, 129 f. : il.

Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública.

Inclui bibliografia.

1. INTRODUÇÃO 2. REVISÃO DA LITERATURA E ABORDAGEM UTILIZADAS 2.1 Projeto de Intervenção e estudo de caso 2.2 Teoria da Mudança
2.3 Compras Públicas: Atuação estratégica ou operacional? 3. PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NA EXPO DUBAI (DIAGNÓSTICO) 4. BENCHMARKING NA EXPO DUBAI – APRENDIZADOS COM AS LENTES DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS 4.1 Visitas Realizadas 4.2 Entrevistas com diretos dos pavilhões 4.3 Análise documental 4.3.1 Planejamento de Participação – Nova Zelândia 4.3.2 Edital e Termo de Referência – Holanda 4.3.3 Termo de Referência – Colômbia
5. ONDE INTERVIR 5.1 Objetivos e Indicadores 5.2 Conteúdo da Expografia 5.3 Segmentação de público – estrutura necessária para diferentes tipos de usuários do pavilhão. 5.3.1 Experiência dos investidores e empresário 5.3.2 Experiência dos funcionários e artistas 5.3.3 Experiência dos VIPs 5.3.4 Experiência dos parceiros e patrocinadores 6. COMO INTERVIR 6.1 Proposição de Teoria da Mudança 6.2 Papel estratégico das compras públicas – Intervenção na seleção dos projetos do pavilhão 6.2.1 Intervenção nas condições de participação – Mercado-Alvo 6.2.2 Intervenção na banca de julgamento e nos critérios de avaliação 6.2.3 Intervenção no controle de conformidade do processo licitatório 7. CONCLUSÃO 8. BIBLIOGRAFIA 9. POSFÁCIO


Dissertação de mestrado que apresenta uma proposta de intervenção fundamentada nos
referenciais teóricos da teoria da mudança e na metodologia de estudo de caso e com referência
ao papel estratégico das compras públicas no planejamento e monitoramento de políticas
públicas, configurando-se como uma pesquisa-ação para avaliar a experiência brasileira em sua
participação na Expo Dubai em comparação com outros países no mesmo evento. É analisada
a definição de estratégias de participação brasileira e objetivos buscados com a participação no
evento e a relação desses objetivos com o papel de uma agência de promoção de exportações,
sendo sugeridas mudanças e melhorias para as futuras participações com base nos dados
colhidos de documentações, observações diretas aos pavilhões dos demais países participantes
da Expo Dubai e entrevistas com diretores de pavilhões. As intervenções são propostas em duas
dimensões, do “onde”, com uma nova concepção de teoria da mudança que leva em
consideração o planejamento, expografia do pavilhão e segmentação do público, e do “como”
pela operacionalização dessa nova teoria da mudança com base no papel estratégico das
compras públicas e mudanças necessárias nos processos de contratações que darão base a
futuras participações em exposições mundiais.


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