Moreira, Marco Antonio

Teorias de aprendizagem / por Marco Antonio Moreira. -- - 3. ed. - Rio de Janeiro : LTC, 2022. - 230 p. : il.

Introdução Behaviorismo, humanismo e cognitivismo (Um pseudo-organizador prévio) Teorias (de aprendizagem) Filosofias Comportamentalismo Cognitivismo Humanismo Um esquema conceitual Capítulo 1. Teorias behavioristas antigas Objetivo Introdução - Teorias de aprendizagem Teorias conexionistas (teorias estímulo-respostas) e teorias cognitivas O behaviorismo (comportamentalismo) de Watson A teoria da contiguidade de Guthrie O conexionismo (associacionismo) de Thorndike A teoria formal de Hull Alguns postulados Resumo do sistema Hierarquia de família de hábitos e reação antecipada fracionária ao objetivo Bibliografia Capítulo 2. Teorias cognitivas antigas Objetivo Introdução - O cognitivismo O modelo neuropsicológico de Hebb Pensamento e aprendizagem segundo Hebb Atitude (set), atenção e motivação: conceitos hebbianos relevantes para o ensino O behaviorismo intencional de Tolman Evidências experimentais A teoria de Gestalt Insight Leis de percepção/aprendizagem Teoria do campo de Lewin Bibliografia Capítulo 3. A teoria behaviorista de Skinner Objetivo Introdução O behaviorismo de Skinner Teoria do reforço: definições O comportamento é controlado por suas consequências Reforço positivo ou negativo Condicionamento Condicionamento operante e respondente Extinção e esquecimento Termos Modelagem ou método de aproximações sucessivas Modelagem e diferenciação de respostas Discriminação Generalização Esmaecimento (Fading) Termos O processo instrucional segundo a abordagem skinneriana Exemplos de aplicação da abordagem skinneriana: Instrução Programada, método Keller, objetivos operacionais (comportamentais) Instrução Programada Método Keller Objetivos operacionais Bibliografia Capítulo 4. A teoria das hierarquias de aprendizagem Gagné Objetivo Introdução A aprendizagem segundo Gagné Eventos da aprendizagem Resultados de aprendizagem Habilidades intelectuais Hierarquias de aprendizagem Estratégias cognitivas A instrução e o papel do professor segundo Gagné Capítulo 5. A teoria de ensino de Bruner Objetivo Introdução Desenvolvimento intelectual Características de uma teoria de ensino Predisposições Estrutura e forma de conhecimento Sequência e suas aplicações Forma e distribuição do reforço A instrução e o papel do professor segundo Bruner Bibliografia Capítulo 6. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget Objetivo Introdução Períodos de desenvolvimento mental Assimilação, acomodação e equilibração Ações Aprendizagem segundo Piaget Algumas implicações da teoria de Piaget para o ensino Bibliografia Capítulo 7. A teoria da mediação de Vygotsky Objetivo Introdução Instrumentos e signos Interação social Significados A fala Zona de desenvolvimento proximal O método experimental de Vygotsky Formação de conceitos Aprendizagem e ensino Bibliografia Capítulo 8. A psicologia dos construtos pessoais de Kelly Objetivo Introdução O homem-cientista O universo de Kelly Construtos Teoria Postulado fundamental Corolário da construção Corolário da individualidade Corolário da organização Corolário da dicotomia Corolário da escolha Corolário do âmbito Corolário da experiência Corolário da modulção Corolário da fragmentação Corolário da comunalidade (Commonality) Corolário da sociabilidade Aprendizagem e ensino Bibliografia Capítulo 9. A teoria da aprendizagem significante de Rogers Objetivo Introdução A psicologia rogeriana A aprendizagem segundo Rogers O ensino na perspectiva de Rogers Bibliografia Capítulo 10. As pedagogias de Paulo Freire Objetivo A pedagogia do oprimido A educação bancária A educação dialógica, problematizadora O estudar, o conhecer e o perguntar Educação permanente, amor e consciência crítica A pedagogia da autonomia Aprendizagem e ensino Bibliografia Capítulo 11. A teoria da experiência de John Dewey Objetivo Introdução Educação progressiva Educação e democracia Pragmatismo Experiência Interesse Pensamento reflexivo Ensino Bibliografia Capítulo 12. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel Objetivo Introdução Aprendizagem significativa De onde vêm os subsunçores? Condições para ocorrência de aprendizagem significativa Evidência da aprendizagem significativa Tipos de aprendizagem significativa Assimilação Aprendizagem subordinada, superordenada e combinatória Diferenciação progressiva e reconciliação integrativa O processo instrucional segundo uma abordagem ausubeliana Bibliografia Capítulo 13. A teoria de educação de Novak e o modelo de ensino-aprendizagem de Gowin Objetivo A teoria de educação de Novak O modelo de Gowin Bibliografia Capítulo 14. A teoria social cognitiva de Bandura Objetivo Introdução Aprendizagem social Modelos e modelação social Autoeficácia Autorregulação Autorreflexão Ensino Bibliografia Capítulo 15. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird Objetivo Introdução - Representações mentais A teoria de Johnson-Laird Modelos mentais Imagens e modelos mentais Imagens, proposições e modelos mentais A natureza dos modelos mentais (1983, p. 396-446) Tipologia dos modelos mentais Bibliografia Capítulo 16. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud Objetivo Introdução Campos conceituais Conceitos Situações Esquemas Invariantes operatórios A teoria dos campos conceituais: um resumo Bibliografia Capítulo 17. A teoria da aprendizagem significativa crítica de Moreira Objetivo Introdução Aprendizagem significativa Aprendizagem significativa crítica A facilitação da aprendizagem significativa crítica Bibliografia Capítulo 18. A teoria da carga cognitiva de Sweller Objetivo Introdução Memória de trabalho Carga cognitiva O conhecimento prévio Memória a longo prazo Implicações para o ensino Bibliografia

9788521637561


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