Neurociência e educação: como o cérebro aprende /
Ramon M. Cosenza, Leonor B. Guerra
- Porto Alegre: Artmed, 2011.
- viii, 151 p.
Inclui bibliografia e índice
1. O mapa. A organização geral, morfológica e funcional do sistema nervoso 2. Um universo em mutação. O desenvolvimento do sistema nervoso, a neuroplasticidade e a aprendizagem 3. A lanterna na janela. A atenção e suas implicações na aprendizagem 4. A central de operações. A memória operacional ou memória de trabalho 5. Os arquivos inconstantes. A memória explícita e a memória implícita, o esquecimento e o recordar 6. Allegro moderato. A emoção e suas relações com a cognição e a aprendizagem 7. A árvore do bem e do mal. As funções executivas e suas importâncias 8. Da argila ao cristal líquido. Os processos neurobiológicos da leitura 9. A fileira dos números. A numeracia ou a capacidade do cérebro em lidar com números 10. Lerdos e espertos, estúpidos e brilhantes. A inteligência e o funcionamento cerebral 11. A máquina imperfeita. As dificuldades para a aprendizagem e sua abordagem 12. O diálogo desejável. As relações entre neurociência e educação