Coutinho, Heitor

Políticas públicas de cooperação técnica : a implantação da Escola Nacional de Administração Pública no Brasil - Brasilia : UnB, 1993 - 165 f.

Mestrado em Administração

Apresentação Enunciado do problema Hipótese Relevância do problema Revisão da literatura Procedimentos metodológicos Desenvolvimento e avaliação do estudo O sistema de cooperação técnica internacional vigente e o Brasil As políticas públicas de cooperação ténica e o desenvolvimento A nova proposta de cooperação técnica internacional e o Brasil A política pública de cooperação técnica como política-meio O sistema de formação e de treinamento de servidores públicos no Brasil Escolas e institutos de administração pública no Brasil e no exterior A Escola Nacional de Administração da França A Escola de Capacitação do Uruguai O Instituto Nacional de Administração Pública da Argentina A Escola Nacional de Administração Pública e o projeto de Reforma da Administração Pública Federal de 1985 Avaliação do primeiro curso de políticas públicas e gestão governamental Análise e interpretação das vantagens e das desvantagens da cooperação técnica solicitada ao governo Francês Sugestão de modelo sistêmico de cooperação técnica internacional Estabelecimento dos parâmetros Aplicação dos parâmetros

O estudo em questão teve o objetivo de analisar e de interpretar qualitativa e quantitativamente os resultados do processo de transferência para o Brasil dos conhecimentos técnicos e da experiência da Escola Nacional de administração da França na área de seleção e de formação de quadros superiores para Administração Pública.
PAra tanto, foram levados em consideração os componentes político, econômico, institucional e cultural, presentes em toda e qualquer ação de cooperação técnica, fato que permitiu estabelecer relação lógica entre as vantagens e as desvantagens decorrentes do projeto de implantação da Escola Nacional de Administração Pública.


Capacitacao Profissional no Setor Publico