SOUZA, Eda Castro Lucas de

Escolas de governo do cone sul : estudo institucional do INAP (Argentina) e da ENAP (Brasil) - Brasilia : Faculdade Latino-Ameicana de Ciencias Sociais, 1996 - 261 p.

Doutorado

O problema de investigação Importância do estudo Revisão da literatura Estado-da-Arte O modelo Teórico Limitações do estudo de desenvolvimento institucional O modelo do estudo A metodologia do trabalho Ecole nationale d' administration - ENA, da França Tradição e cultura de institucionalização de escolas de governo na França Quadro institucional - função pública Francesa Instituto nacional de administração pública - INAP, da Argentina Capacitação dos quadros dirigentes do setor público Argentino Antecedentes históricos do INAP O cuerpo da administradores gubernamentales Programa do curso de formación de administradores gubernamentales Repercussão do programa Carreira Os administradores gubernamentales e o governo alfonsin Os administradores gubernamentales e o governo menem Análise institucional Escola nacional de administração pública ENAP, do Brasil Antecedente históricos Fundação centro de formação do servidor público - FUNCEP Cntexto histórico-político-institucional da ENAP O programa ENAP Organização Objetivo da ENAP Características Seleção da primeira turma Primeiro curso de especialistas em políticas pública e gestão governamental A carreira Pontos de conflito A segunda turma da ENAP - 1990 O programa ENAP em 1991 Análise institucional Análise institucional comparativa Contexto de criação do INAP e da ENAP O modelo de formação das escolas A cultura político-administrativa A transição democrática A descontinuidade político-administrativa - um fator invariante Os estados - argentino e brasileiro As reformas administrativas - caracteríticas e perfil Liderança Doutrina Programa Vínculos Estrutura interna Corporativismo clientelismo

Orientador: Elimar Pinheiro do Nascimento Orientador: Elimar Pinheiro do Nascimento


Capacitacao Profissional no Setor Publico
Escola de Governo


Brasil