Graham, Andrew

Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público/ Andrew Graham - Brasilia: Enap, 2010. - 214p.

contém índice e bibliografia

Apresentação -- Contexto e agradecimentos -- Parte I -- A metodologia e estudos de caso para ensino -- Capítulo 1 -- Por que estudos de caso? Por que agora? -- Como superar a síndrome do "não aprendido aqui" -- Estudos de caso pelo mundo -- A perspectiva canadense: a série e estudos de caso do Ipac -- O futuro dos estudos de caso -- A busca por um modelo -- A ética dos estudos de caso Capitulo 2 -- Estudos de caso: definições, usos, recursos e potencial -- Examinando a situação atual -- Definição preliminar de estudo de caso -- Desenvolvendo uma tipologia para os estudos de caso -- Quem usa os estudos de caso e por quê? -- Os diferentes usos da mitologia de estudos de caso -- Estudos de caso para fins de pesquisa -- Fontes de estudos de caso na administração pública -- O que precisa ser desenvolvido? Capítulo 3 -- Como ensinar com estudos de caso -- Como preparar os alunos para o uso de casos -- Preparação para o ensino de casos -- Características que melhoram a qualidade de ensino de um caso -- Ensino de casos no ambiente acadêmico -- Abordagens pedagógicas -- Passos práticos para a inclusão de casos nos planos de ensino -- Como criar a discussão -- Como incentivar a solução de problemas -- Habilidades cruciais a serem desenvolvidas nos participantes -- Como expandir o uso de casos em sala de aula -- Uso de casos reais em sala de aula -- Avaliação das análises de estudos de caso Capitulo 4 -- Guia do usuário: estudos de caso na perspectiva do aluno -- O que se espera dos alunos -- Fases do exame de um estudo de caso -- Apresentações de casos Capitulo 5 -- Compartilhando experiências: uso de estudos de caso para aprendizagem organizacional -- O vínculo com a gestão do conhecimento -- A prática de contar histórias como aprendizagem organizacional informal -- A busca por novas ferramentas de aprendizagem organizacional -- Um continuum entre estudos de caso para ensino e aprendizagem organizacional -- Estudos de caso como uma ferramenta organizacional estratégica -- Como evitar o beco sem saída do autoelogio -- Áreas que se prestam aos estudos de caso organizacionais -- Como lidar com questões politicamente sensíveis -- Como incorporar o uso de estudos de caso na cultura organizacional -- ferramentas organizacionais para criar e distribuir estudos de caso -- Experiências com estudos de caso em perspectiva Parte 2 -- Exemplos de casos -- Caso 1 -- Entendendo a história -- "Lancem o vasa" -- Caso 2 -- Estudos de caso: diretos ou vibrantes? -- Caso 3 -- Desafios éticos: simples, mas complexos -- "A diretriz ministerial... ou seria uma sugestão ? -- Caso 4 -- Casos que gerem discussão em grupo e criam desafios analíticos -- "Estabelecendo prioridades : orçamento da polícia metropolitana" -- Caso 5 -- Casos com narrativas complexas -- " Funcionário-problema ou chefe-problema: mudança, resistência, desempenho e liderança" -- Caso 6 -- Casos para ensino com desfecho em aberto -- "Valores e decisões difíceis' -- Caso 7 -- Casos curtos para a solução de problemas com alternativas fechadas -- " Contratar ou não" -- Caso 8 -- Caso complexo com nota pedagógica -- " O acordo de Vancouver" -- Caso 9 -- Caso complexo com nota pedagógica -- " A crise do transporte aéreo no Brasil: 2006 e 2007" -- Caso 10 -- Um estudo de caso de aprendizagem organizacional -- "A história de dois contratos" -- Caso 11 -- Um estudo de caso internacional sobre lições aprendidas -- "Como sonhar grande, mas não implementar tanto assim: coordenação de desenvolvimento do ministério do trabalho da Jordânia" -- Inventário de sites que disponibilizam estudos de caso sobre Administração pública -- Referências bibliográficas -- Biografia do autor

9788525600707


Capacitação Profissional: Estudos de Caso
Aprendizagem: Setor Público