000 02122nam a2200289uu 4500
001 10580
003 OSt
005 20190212094710.0
008 030129s2002 bl ||||g| |0|| 0 por d
100 1 _aSILVA, Frederico Augusto Barbosa da
_99971
245 1 0 _aSaúde - capacidade de luta :
_ba experiência do conselho de saúde
260 _aBrasília :
_bIPEA,
_c2002
300 _a55 p.
490 0 _aTexto para Discussão ;
_v933
505 8 0 _t1 Introdução
_t2 O objeto desta pesquisa: o conselho nacional de saude
_t3 As competencias institucionais
_t4 Comparacao dos resultados analíticos com os dados empíricos
_t5 A norma e a ação, o técnico e o político
_t6 O conselho
_t7 O plenário
_t8 As declarações
_t9 As comissões
_t10 Os conselhos
_t11 As comissões
_t12 Os conselheiros
_t13 A fragmentação e a colonização
520 3 _aA Constituição Brasileira de 1988 criou conselhos em quase todas as áreas da administração federal. A idéia do legislador era promover a participação popular na elaboração de políticas públicas. Após 24 anos de regime militar autoritário e de restrições da liberdade, a idéia de participação ressurgiu na agenda política. Durante os
520 3 _aúltimos 14 anos, os conselhos vêm mudando a idéia de que é simples a promoção de uma cultura democrática dentro da realidade política da luta diária por recursos governamentais. Esse trabalho trata do papel desempenhado pelo Conselho Nacional de Saúde Pública, considerado o mais influente e o mais bem-sucedido conselho jamais criado. Do ponto de vista antropológico e microssociológico, pode-se fazer a seguinte
520 3 _apergunta: como foi possível ao conselho influenciar a elaboração de políticas públicas apesar da resistência burocrática e política?
650 4 _aSaúde
_912897
650 4 _aGestão Participativa
_913031
650 4 _aPolítica Pública
_912838
700 1 _aABREU, Luiz Eduardo de Lacerda
_919601
856 4 2 _uhttp://www.ipea.gov.br/pub/td/2002/td_0933.pdf
_yAcesso
942 _cE
998 _a20030129
_bChris
_cChris
998 _a20150428
_b1524^b
_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c10706
_d10706
041 _apor