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040 _cFUNCEP
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999 _bPHL2MARC21 1.1
100 1 _aNILSSON, Per-Erik
_920980
245 1 0 _aRelatório sobre a instituição do ombudsman na Suécia
260 _aBrasília :
_bFUNCEP,
_cabr./jun. 1984
520 3 _aA palavra ombudsman é bastante comum para o sueco, ela significa representante ou advogado. Existem, naquele país, várias centenas de pessoas chamadas de ombudsman. Os sindicatos têm ombudsman. Bancos e empresas também. Há o ombudsman do Consumidor (para protegê-lo da publicidade enganosa e de outras práticas de comercialização indesejáveis) e um ombudsman de Igualdade para promover a igualdade entre homens e mulheres no mercado trabalho. Há um ombudsman de Imprensa, pago por uma fundação particular, que investiga queixas de violação da ética jornalística. O Governo Sueco designa um ombudsman anti-truste para combater práticas comerciais restritivas. Os ombudsmen parlamentares, tema da exposição de Per-Erik Nilsson no Fórum FUNCEP, têm o título oficial de Ombudsmen da Justiça e exercem o direito de supervisionar todas as autoridades federais ou municipais, assegurando o fiel cumprimento de seus deveres e, inclusive, para agir contra os ombudsmen nomeados pelo governo, tidos como simples funcionário públicos. A instituição do Ombudsman já existe em mais de 60 países, informa Nilsson. Este cargo foi introduzido na Constituição Sueca em 1809 e começou a funcionar em 1810. Segundo Nilsson, a tarefa do ombudsman, como parte do sistema parlamentar de controle, é verificar se os órgãos do Governo cumprem e aplicam corretamente as leis. A esta função fiscalizadora se incorpora o direito e a obrigação de chamar a atenção do Parlamento ou Governo para as deficiências ou impreciões da legislação, de propor acréscimos ou emendas e, mesmo a abolição de determinada lei ou estatuto. Em sentido amplo, pode-se dizer que o objetivo do instituto do ombudsman não é reparar erros específicos, mas, sim, evitar que erros sejam cometidos. As regras básicas de 1809 não mudaram muito de lá para cá, comenta Nilsson. Neste contexto, continua o autor, as atribuições de supervisão do ombudsman representam para os ógãos de governo e seus funcionários não só o rico, mas também uma fonte de apoio. Mais importante ainda: uma intervenção do ombudsman pode contribuir significativamente para o aperfeiçoamento de meios e métodos tanto da administração como tal, quanto dos ógãos criticados. Trabalhando como ombudsman dentro de uma estrutura administrativa, o expositor salientou que ela é única no mundo e, para a boa compreesão e avaliação de sua atividade, Nilsson julgando ser essencial saber os aspectos em que, na Suécia, seu trabalho se diferencia de praticamente todos os países do mundo
590 _aRSP abr./junho de 1984
590 _avolume 112 número 2 1984
650 4 _aOmbudsman
_920981
650 4 _aOuvidor
_913915
650 4 _aCargo publico
_912151
650 4 _aAtuacao
_920982
651 4 _aSuecia
_913172
773 0 8 _tRevista do Serviço Público - RSP
_g112, 2, p. 31-37
_dBrasília : FUNCEP, abr./jun. 1984
_xISSN 00349240
856 _uhttp://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2747/1/1984%20RSP%20ano.41%20v.112%20n.2%20abr_jun%20p.31-37.pdf
_yAcesso ao PDF
942 _cS
_2ddc
998 _bIsabel
_cIsabel
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_cMariana