000 04573naa a2200313uu 4500
999 _c12801
_d12801
001 12915
003 OSt
005 20240719062912.0
008 041202s1984 bl ||||gr |0|| 0 por d
040 _cFUNCEP
041 _apor
999 _bPHL2MARC21 1.1
100 1 _aCARVALHO, Getúlio Pereira
_921018
245 1 0 _aPolítica, responsabilidade social e controle
260 _aBrasília :
_bFUNCEP,
_cabr./jun. 1984
520 3 _aO autor, Getúlio Pereira Carvalho restringiu sua exposição apresentando assertivar, acompanhadas de breves comentários. Dentre elas destaca-se: a) Apesar da nítida tendência no sentido do fortalecimento da ação do Congresso, o Poder Executivo continuará a manter parte legilativo. Apesar do desencanto com modelos, esquemas e fórmular de conduta social é improvável que seus sucedâneos se originem em setores outros que não seja aburocracia. Maior participação política resulta em maior controle sobre a administração pública. Entretanto, a exemplo das sociedades pluralistas, a buracracia busca sempre novas formas de associação para aumentar sua influência, exercida em decorrência de seus conhecimentos especializados e seus conhecimentos especializados e sua familiaridade com os misteres públicos. por outro lado, a complexidade da vida moderna, sempre crescente, não irá reduzir a a tuação da burocracia, exigirá trabalho profissional e especializado nos diversos temas, até então inexistentes nas agendas dos detentores de quadros eletivos. B) Sob recessão não há perspectivas de progresso. Apesar das frustrações e do justificado pessimismo, haverá melhorias no cumprimento das missões governamentais. A institucionalização dos partidos políticos irá sobrepor o sistema de espólio aos valores associados com o mérito na administração de pessoal. Mas, outros países passaram por isso, antes de disporem de um serviço público eficiente e confiável. C) O fracasso das tentativas de modernização da administração pública não pode ser debitada exclusivamente aos regimes autoritários, com bases ideológicas. Em países como a Inglaterra e os Estados Unidos outras variáveis exerceram papel fundamental. As causas do insucesso brasileiro, em modernizar a burocracia, são complexas, mas a inexistência de estratégia política e administrativa, para sua implantação, merece destaque entre outras. Menciona ainda a ausência de debate e a subseqüente adesão de adeptos em outros segmentos da sociedade para sua reforma, e metas por demais ambiciosas que acabaram por compromenter programas que exigiam continuuidade em administrações futuras. D) O êxito do movimento reformista inglês que resultou num serviço público, cuja eficiência líderes de inúmeros países aprenderam a admirar, contrasta com o esforço modernizante no Brasil. É que, desde o Século XIX, a administração pública inglesa foi alvo de atenções, comentou Carvalho. E o caráter gradual, parcial e contínuo desse movimento reformista contribuiu para vencer resistências tanto no parlamento como na administração pública. A reforma administrativa, no contexto inglês, continuou o autor, ajustava-se não só a mudanças como às condições políticas e educacionais do século passado. E) Se o gradualismo foi a característica marcante da profissionalização do serviço público inglês, o mesmo se daria com a implantação do mérito nos Estados Unidos, caso ocorrências históricas não precipitasse legislação específica que após longo período de debates, colocou sob o regime do mérito apenas dez por cento dos cargos públicos existentes. F) O governo brasileiro desempenha, na visão de Carvalho, três missões: empresarial, prestadora de serviços tradicionais e regulamentação de transações econômicas em defesa do consumidor. A excessão da primeira, comenta o autor, que tem sido objeto de atenções e recursos financeiros, as demais missões estão a exigir um tratamento político inteligente, sério e contínuo, termina o autor
590 _aRSP abr./junho de 1984
590 _avolume 112 número 2 1984
650 4 _aPolitica Publica
_912796
650 4 _aAspecto Historico
_911935
650 4 _aEficiencia
_912928
650 4 _aEstrategia
_916202
650 4 _aReforma da Funcao Publica
_916140
650 4 _aValorizacao
_913069
651 4 _aBrasil
_912876
651 4 _aInglaterra
_913196
773 0 8 _tRevista do Serviço Público - RSP
_g112, 2, p. 59-61
_dBrasília : FUNCEP, abr./jun. 1984
_xISSN 00349240
856 _uhttp://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2750/1/1984%20RSP%20ano.41%20v.112%20n.2%20abr_jun%20p.59-61.pdf
_yAcesso ao PDF
942 _cS
_2ddc
998 _bIsabel
_cIsabel
998 _b1036^b
_cMariana