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022 _a00349240
040 _cBR-BrEnap
_aENAP
_bpt-br
999 _bPHL2MARC21 1.1
100 1 _aRosa, Joaquim Coelho
245 1 0 _aCidadania e civilização tecnológica :
_ba mudança de quadros conceptuais em formação e educação (ensaio) /
_cJoaquim Coelho Rosa. --
260 _aBrasília :
_bENAP,
_c2005.
300 _ap. 321-329
520 _aO modelo conceptual e prático com que, durante séculos, a nossa civilização se regeu era inseparável da distinção entre “ciência” e “técnica”. O momento em que nos encontramos, momento em que, por um lado, “ciência” e “técnica” vieram a constituir uma unidade indissolúvel e em que, por outro lado (que é, talvez, apenas um outro aspecto do mesmo acontecimento), tal unidade fez com que a civilização deixasse de ser “nossa” e se tornasse global, obriga necessariamente a repensar os tópoi da “ciência” e da “técnica” e da nossa relação com elas. Ciência e técnica, com os seus papéis diferentes, tinham também “tempos” diferentes. Aliás, e porque se trata de repensar os tópoi da ciência e da técnica, é preciso ter em conta que o tópos não é, em grego clássico, um conceito meramente espacial, mas sim um conceito “eco-lógico”. O tópos de uma coisa é o seu “lugar” de implantação na existência, isto é, num espaço/tempo do todo do mundo. O tópos é um conceito “eco-lógico”, porque assinala que o logos de uma coisa, a sua razão de ser, coloca-a num “lugar” espaço/temporal que lhe é próprio, a sua “casa-no-mundo” (oikos).
650 4 _aCidadania
_912902
650 4 _aCivilização Tecnológica
_922305
650 4 _912704
_aEducação
773 0 8 _tRevista do Serviço Público - RSP
_gAno 56, n.3, p. 321-329, Jul./Set. 2005
_w00349240
856 _uhttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1427
_yAcesso ao PDF
909 _a202109
_bNoély
942 _cS
_2ddc