000 01768naa a2200253uu 4500
001 6040415594721
003 OSt
005 20190212095427.0
008 060404s2006 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aBASTOS, Rafael José de Menezes
_924274
245 1 0 _aLes Batutas, 1922 :
_buma antropologia da noite parisiense
260 _aSão Paulo - SP :
_bANPOCS,
_cJunho 2005
520 3 _aEm 1922, Os Batutas passaram seis meses em Paris, tocando em casas noturnas e festas. O grupo era dirigido por Pixinguinha e incluía Donga, autor da música de Pelo Telefone. A viagem é um episódio pouco conhecido da história da música popular brasileira, com fortes conseqüências para a carreira de Pixinguinha e o futuro dessa música. O artigo a vê como etapa fundante no sentido da consagração de Pixinguinha, apontando para a necessidade de compreender a música popular como linguagem estratégica do sistema de relações dos Estados-nações modernos, com nexos locais, regionais, nacionais e globais. Aí, as músicas erudita, folclórica e popular são vistas como universos em comunicação e a fonografia como processo constitutivo de todas. A reconstituição da viagem é feita com base na leitura de jornais franceses e outros textos da época.
650 4 _aSistema de Estados-nações modernos
_924275
650 4 _aMúsica Popular Brasileira
_924276
650 4 _aOs Oito Batutas
_924277
650 4 _aPixinguinha
_924278
650 4 _aNoite parisiense
_924279
773 0 8 _tRevista Brasileira de Ciências Sociais
_g20, 58, p. 177-196
_dSão Paulo - SP : ANPOCS, Junho 2005
_xISSN 0102-6909
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v20n58/25634.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20060404
_b1559^b
_cNatália
998 _a20061220
_b1452^b
_cZailton
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c15440
_d15440
041 _apor