000 | 01768naa a2200253uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 6040415594721 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212095427.0 | ||
008 | 060404s2006 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aBASTOS, Rafael José de Menezes _924274 |
|
245 | 1 | 0 |
_aLes Batutas, 1922 : _buma antropologia da noite parisiense |
260 |
_aSão Paulo - SP : _bANPOCS, _cJunho 2005 |
||
520 | 3 | _aEm 1922, Os Batutas passaram seis meses em Paris, tocando em casas noturnas e festas. O grupo era dirigido por Pixinguinha e incluía Donga, autor da música de Pelo Telefone. A viagem é um episódio pouco conhecido da história da música popular brasileira, com fortes conseqüências para a carreira de Pixinguinha e o futuro dessa música. O artigo a vê como etapa fundante no sentido da consagração de Pixinguinha, apontando para a necessidade de compreender a música popular como linguagem estratégica do sistema de relações dos Estados-nações modernos, com nexos locais, regionais, nacionais e globais. Aí, as músicas erudita, folclórica e popular são vistas como universos em comunicação e a fonografia como processo constitutivo de todas. A reconstituição da viagem é feita com base na leitura de jornais franceses e outros textos da época. | |
650 | 4 |
_aSistema de Estados-nações modernos _924275 |
|
650 | 4 |
_aMúsica Popular Brasileira _924276 |
|
650 | 4 |
_aOs Oito Batutas _924277 |
|
650 | 4 |
_aPixinguinha _924278 |
|
650 | 4 |
_aNoite parisiense _924279 |
|
773 | 0 | 8 |
_tRevista Brasileira de Ciências Sociais _g20, 58, p. 177-196 _dSão Paulo - SP : ANPOCS, Junho 2005 _xISSN 0102-6909 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v20n58/25634.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20060404 _b1559^b _cNatália |
||
998 |
_a20061220 _b1452^b _cZailton |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c15440 _d15440 |
||
041 | _apor |