000 | 04343nam a2200373uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 6042513511420 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212095552.0 | ||
008 | 060425s2005 bl ||||g| |0|| 0 por d | ||
020 | _a8535215735 | ||
090 |
_a2.12 _bT323g |
||
100 | 1 |
_925427 _aTerra, José Cláudio C. |
|
245 | 1 | 0 |
_aGestão do conhecimento : _bo grande desafio empresarial |
250 | _a5. ed., rev. e atual | ||
260 |
_aRio de Janeiro : _bElsevier, _c2005 |
||
300 | _a315 p. | ||
505 | 8 | 0 |
_t1. Introdução: trajetória pessoal de envolvimento com a gestão do conhecimento _tParte 1 - Contexto & fundamentos teóricos _t2. Uma fábula sobre a criação e a destruição do conhecimento _tResultados iniciais _tFinal da história _tPontos para reflexão _t3. Economia e competitividade baseada no conhecimento _tEra da comunicação e das redes _tColaboração e geração de conhecimento _tValor do recurso conhecimento e novos conceitos de produtividade _tAtivos intangíveis: patentes e marcas _tRetornos crescentes _tIndicadores da Sociedade do conhecimento _tSetores primários _tRelação entre conhecimento e comércio exterior _tTrabalhadores do conhecimento _tTrabalhadores do conhecimento e desigualdades _tComparando as trajetórias do Brasil e da Coréia do Sul rumo à construção de Sociedades intensivas em conhecimento _tCompetitividade baseada no conhecimento _t4. Criatividade, aprendizado e conhecimento tácito _tO papel da emoção _tEvidências recentes sobre o funcionamento do cérebro humano _tConhecimento tácito _tVisão do oriente: equilíbrio _tConhecimento tácito e processo de decisão gerencial _tInteração com o ambiente externo e com outros _tA importância de diferentes perspectivas _tResumo _t5. Gestão do conhecimento na empresa; relação com resultados empresariais no Brasil _tGestão do conhecimento e resultados empresariais no Brasil _tParte 2 - As 7 dimensões da gestão do conhecimento _t6. Dimensão 1: Fatores estratégicos e papel da alta administração _tDefinindo o foco "competências centrais e áreas de conhecimento" _tCriando metas ambiciosas e um permanente senso de direção e urgência _tPreparando o próprio futuro _tEstratégia de conhecimento _t7. Dimensão 2: Cultura e valores organizacionais _tCaracterísticas de ambientes e culturas criativos _tCultura vicionária: Caso da 3M _tA perspectivas dos funcionários _tConfiança e compartilhamento de conhecimento _tFomento e prática do diálogo _tGestão do recurso tempo _tNovos espaços de trabalho _tCelebrações _t8. Dimensão 3: Estrutura organizacional _tParte I: Discussões sobre alternativas ao modelo hierárquico-burocrático _tParte II: Maneiras emergentes para organizar o aprendizado coletivo _t9. Dimensão 4: Administração de recursos humanos _tRecrutamento e seleção _tTreinamento _tO desafio das empresas brasileiras _tCarreira _tSistemas de avaliação e recompensa _t10. Dimensão 5: Sistemas de informação _tExcesso de informação _tCompartilhamento e acesso às informações _tTaxonomia _tPortais corporativos _tUsabilidade _tCompartilhamento de conhecimento: sistemas de informação ou contatos pessoais? _tElemento humano: interligação com os demais processos de gestão e conhecimento tácito _t11. Dimensão 6: Mensuração de resultados _tAvaliação dos sistemas contábeis vigentes _tEsforços recentes de mensuração do capital intelectual _tO balanced scorecard e a gestão do conhecimento _t12. Dimensão 7: Aprendizado com o ambiente _tTeoria dos clusters e suas implicações _tAprendizado por meio de alianças _tAprendizado com clientes _tAprendizado e redes com fornecedores _tBenchmarking e inteligência competitiva _t13. Considerações finais _tFormalização da gestão do conhecimento no ambiente empresarial _tFocos de ação relacionados à gestão do conhecimento _tImpacto para a sociedade brasileira |
650 | 4 |
_aCompetitividade _911999 |
|
650 | 4 |
_aComportamento Organizacional _912914 |
|
650 | 4 |
_aCriatividade _912000 |
|
650 | 4 |
_aEmpresa _914223 |
|
650 | 4 |
_aEstrutura Organizacional _913026 |
|
650 | 4 |
_aEstudo de Caso _911993 |
|
650 | 4 |
_aGestão do Conhecimento _913120 |
|
650 | 4 |
_aNegociação _912278 |
|
650 | 4 |
_aOrganizações _914405 |
|
650 | 4 |
_aSociedade da Informação _911948 |
|
650 | 4 |
_aBrasil _912876 |
|
651 | 4 |
_aBrasil _912876 |
|
942 | _cG | ||
998 |
_a20060425 _b1351^b _cJoão |
||
998 |
_a20150312 _b1731^b _cAmanda |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c15904 _d15904 |
||
041 | _apor |