000 02150naa a2200205uu 4500
001 6122912571024
003 OSt
005 20190212102816.0
008 061229s|||| bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aGODINHO FILHO, Moacir
_929471
245 1 0 _aManufatura ágil e customização em massa :
_bconceitos, semelhanças e diferenças
260 _aSão Paulo :
_bFEA-USP,
_cJaneiro/Fevereiro/Março 2006
520 3 _aO presente artigo trata de dois importantes e modernos Paradigmas Estratégicos de Gestão da Manufatura (PEGEM): a Manufatura Ágil (MA) e a Customização em Massa (CM). Por meio de uma completa revisão bibliográfica foram identificados e estruturados os principais elementos desses paradigmas: direcionadores, princípios, capacitadores e objetivos estratégicos da produção relacionados. A partir de tal estruturação, pôde-se estabelecer as principais semelhanças e diferenças entre a MA e a CM, uma vez que esses dois paradigmas são normalmente confundidos na literatura. Os resultados do trabalho mostram que a MA e a CM não são paradigmas voltados a todos os tipos de empresas e apresentam diferenças com relação a três fatores: o mercado para o qual cada um é projetado; os princípios e capacitadores exclusivos de cada um desses paradigmas; e os outputs a serem obtidos com esses paradigmas. As principais contribuições deste trabalho são: aumentar o entendimento e a divulgação desses dois paradigmas, uma vez que a literatura brasileira de gestão da produção ainda não contempla tais assuntos em profundidade; tratar com profundidade a questão das semelhanças e diferenças entre a MA e a CM, relacionamento não encontrado na literatura; e servir de base para a escolha e a aplicação prática da MA e da CM em ambientes empresariais
590 _aRA USP Janeiro Fevereiro Março 2006
700 1 _aFERNANDES, Flavio César Faria
_929472
773 0 8 _tRA - USP Revista de Administração
_g41, 1, p. 81-95
_dSão Paulo : FEA-USP, Janeiro/Fevereiro/Março 2006
_xISSN 00802107
_w
942 _cS
998 _a20061229
_b1257^b
_cZailton
998 _a20071126
_b1544^b
_cQuiteria
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c21037
_d21037
041 _apor