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003 OSt
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008 061229s2006 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aPAIVA, Kely César Martins de
_929502
245 1 0 _aEstresse ocupacional de docentes do ensino superior
260 _aSão Paulo :
_bFEA-USP,
_cAbril/Maio/Junho 2005
520 3 _aAs atividades docentes de nível superior têm passado por transformações que alteram tanto o seu significado para os professores como os aspectos relacionados à saúde dos indivíduos. Propôs-se, neste estudo, a analisar o docente de ensino superior em relação a variáveis de estresse ocupacional, ressaltando aspectos relativos a situação de trabalho e saúde mental. Procedeu-se a uma pesquisa de enfoques quantitativo e qualitativo, que abordou 170 professores de três instituições de ensino superior (um centro universitário privado, uma universidade confessional privada e uma universidade pública federal) situadas em Belo Horizonte. Os dados cole¬tados, via questionários e entrevistas, indicam níveis de estresse ocupacional satisfatórios (baixos), independentemente do tipo de dedicação às atividades acadêmicas. Entretanto, há indícios de que tendem a confirmar o histórico de pesquisas sobre o tema, de níveis de estresse mais elevados do que os apresentados, o que compromete a saúde mental dos professores. Este estudo trata de uma categoria profissional pouco investigada no Brasil, aborda questões da atividade docente objetivando maior compreensão das suas variáveis e apresenta, no final, recomendações de cunho acadêmico tanto às instituições de ensino quanto aos professores
590 _aRA USP Abril Maio Junho 2005
700 1 _aSARAIVA, Luiz Alex Silva
_927341
773 0 8 _tRA - USP Revista de Administração
_g40, 2, p. 145-158
_dSão Paulo : FEA-USP, Abril/Maio/Junho 2005
_xISSN 00802107
_w
942 _cS
998 _a20061229
_b1707^b
_cZailton
998 _a20071126
_b1625^b
_cQuiteria
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c21049
_d21049
041 _apor