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005 20190212102832.0
008 070108s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aSANVICENTE, Antonio Zoratto
_914751
245 1 0 _aA guerra entre comprados e vendidos no mercado de opções de compra da Bolsa de Valores de São Paulo
260 _aSão Paulo :
_bFEA-USP,
_cJaneiro/Fevereiro/Março 2005
520 3 _aNeste artigo, examina-se a validade da alegação comum de que, nas datas de vencimento de opções, a formação de preços de ações subjacentes é distorcida pelos esforços de comprados e vendidos para empurrar tais preços na direção que lhes interessa. Usaram-se dados intradiários, observados minuto a minuto, tanto para preços quanto para volumes físicos negociados de ações preferenciais da Telemar e suas opções de compra, com a ajuda de um modelo de equações simultâneas estimado por mínimos quadrados de três estágios, para testar a validade da alegação. Os resultados indicam que parece haver indícios do chamado “efeito de pressão sobre preços”, e que a alegação parece ter fundamento. Isso significa que, nessas datas, a formação de preços de ações não é inteiramente racional e eficiente, o que contradiz a maioria dos estudos semelhantes efetuados nos mercados de outros países e reportados na literatura
590 _aRA USP Janeiro Fevereiro Março 2005
700 1 _aMONTEIRO, Rogério da Costa
_929742
773 0 8 _tRA-USP Revista de Administração
_g40, 1, p. 34-43
_dSão Paulo : FEA-USP, Janeiro/Fevereiro/Março 2005
_xISSN 00802107
_w
942 _cS
998 _a20070108
_b0941^b
_cZailton
998 _a20071126
_b1639^b
_cQuiteria
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c21295
_d21295
041 _apor