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100 1 _aMACHADO FILHO, Cláudio Antonio Pinheiro
_929758
245 1 0 _aA empresa socialmente responsável :
_bo debate e as implicações
260 _aSão Paulo :
_bFEA-USP,
_cJulho/Agosto/Setembro 2004
520 3 _aA questão da responsabilidade social corporativa é alvo de crescentes debates no ambiente acadêmico. É amplamente aceita a idéia de que a atividade de negócios possui uma dimensão ética, além da econômica e da legal. Contudo, não há consenso sobre a natureza da dimensão ética e sobre quem deve responsabilizar-se por ela. Um grupo de acadêmicos defende a visão dos stockholders: a idéia é que a única responsabilidade social dos gestores de negócios é incrementar os lucros dos donos das organizações, sem fraudes nem enganos. Outro grupo argumenta com base na visão dos stackholders: os gestores têm deveres para com diversos grupos – clientes, fornecedores, empregados, comunidade –, todos eles afetados pelas decisões da firma. Neste artigo, serão avaliadas essas visões no contexto institucional em que se realiza a atividade de negócios. O ambiente institucional é o principal fator motivacional para induzir o comportamento da firma em relação às questões ética e social. Mudanças nos ambientes institucional, formal e informal, como conseqüência da crescente integração dos mercados, são importantes vetores de mudanças comportamentais das empresas no mundo todo e especialmente no contexto brasileiro. Neste trabalho, dá-se destaque à interface entre ambiente institucional, atividade de negócios, ética, reputação e responsabilidade social corporativa de uma empresa brasileira que atua em negócios agroindustriais (Jari Celulose, empresa do Grupo Orsa). Discutem-se os principais incentivos para a companhia engajar-se em tais programas sociais. Como conclusão, a principal evidência indica que as instituições importam para o desempenho econômico e social dos agentes. O novo quadro institucional, decorrente da evolução tecnológica, especificamente nas comunicações, os novos marcos regulatórios nas questões ambientais e sociais e as mudanças no comportamento do consumidor fazem crescer as preocupações éticas das organizações, induzindo-as a desenvolverem ações de responsabilidade social como uma estratégia para ganhar ou, pelo menos, manter sua reputação
590 _aRA USP Julho Agosto Setembro 2004
700 1 _aZYLBERSZTAJN, Decio
_929483
773 0 8 _tRA-USP Revista de Administração
_g39, 3, p. 242-254
_dSão Paulo : FEA-USP, Julho/Agosto/Setembro 2004
_xISSN 00802107
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942 _cS
998 _a20070109
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999 _aConvertido do Formato PHL
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