000 01933naa a2200193uu 4500
001 7011010500524
003 OSt
005 20190212102929.0
008 070110s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aREGO, Arménio
_929937
245 1 0 _aEmpenhamento organizacional :
_bum contributo empírico para o fomento da qualidade nas/das instituições de ensino superior
260 _aSão Paulo :
_bFEA-USP,
_cOutubro/Novembro/Dezembro 2003
520 3 _aNo estudo, procura-se mostrar como cinco facetas da justiça (distributiva das recompensas, distributiva das tarefas, procedi-mental, interpessoal e informacional) explicam seis dimensões de empenhamento (afectivo, futuro comum, normativo, percepção de sacrifícios elevados por eventual saída, percepção de escassez de alternativas, ausência psicológica) dos professores do ensino superior. Foram inquiridos 266 docentes, oriundos de cinco instituições universitárias e três politécnicas. Os dados sugerem o seguinte: as percepções de justiça explicam mais de 20% do empenhamento afectivo (26%), do desejo de futuro comum (23%), do empenhamento normativo (25%) e da ausência psicológica (29%), mas apenas 3% a 4% das outras duas dimensões; as dimen-sões de justiça com maior poder preditivo são a procedimental e a interpessoal; a justiça recompensatória não explica qualquer das vertentes do empenhamento. Procura-se, ainda, facultar algumas linhas de orientação para os decisores, tendo em vista incrementar os níveis de empenhamento dos docentes e, assim, contribuir para o fomento da qualidade nas/das instituições de ensino superior
590 _aRA USP Outubro Novembro Dezembro 2003
773 0 8 _tRA-USP Revista de Administração
_g38, 4, p. 298-313
_dSão Paulo : FEA-USP, Outubro/Novembro/Dezembro 2003
_xISSN 00802107
_w
942 _cS
998 _a20070110
_b1050^b
_cZailton
998 _a20071127
_b1029^b
_cQuiteria
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c21437
_d21437
041 _apor