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008 070111s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aDAZA, Raymond Prada
_930077
245 1 0 _aGestão do conhecimento versus gestão das habilidades criativas nas organizações
260 _aSão Paulo :
_bFEA-USP,
_cJaneiro/Fevereiro/Março 2003
520 3 _aQuando se aceita que o conhecimento é adquirido como uma gestão de transação, ou seja, como um produto acabado, corre-se o risco de fechar-se para as opções de construir criativamente um novo conhecimento. O conhecimento deveria ser visto como algo inacabado, como um referente de possibilidades suscetíveis de serem construídas ou reconstruídas pelos grupos humanos. Para que essa construção seja realizada nas organizações com ordem e
520 3 _adinamismo, são propostos referenciais metodológicos precisos e validados na prática, bem como uma metodologia criativa: a Sinecmática, técnica que permite estimular, por igual, os processos lógico-analíticos do hemisfério esquerdo do cérebro e os analógicointuitivos do direito, e que serve tanto para o trabalho criativo pessoal quanto para o grupal. A Sinecmática é coerente com uma nova visão da criatividade enquanto vivência da liberdade pessoal.
520 3 _aEssa metodologia oferece um âmbito de sete fases e três
520 3 _adinamizadores que correspondem às noções de Conectividade,
520 3 _aPausa e Movimento. A Gestão da Criatividade nas Organizações deve promover, em primeiro lugar, o conhecimento individual dos trabalhadores para, posteriormente, implementar as correções e
520 3 _aferramentas com vistas à melhora da resposta sistêmica perante a inovação. Na prática, foi possível verificar franca reação empresarial para a proatividade no trabalho criativo; também se observou a geração de novas idéias que levam a optar por novos processos e produtos, significativa melhora no ambiente organizacional, no trabalho em equipe e no esquema de liderança situacional. Em resposta, é favorecida a interação entre os dirigentes e os funcionários de outros níveis da empresa; existe
520 3 _amaior tolerância com relação às tentativas de ensaio-erro; os modelos mentais são revistos e percebe-se maior abertura para a construção de uma visão compartilhada sobre o porvir estratégico da organização
590 _aRA USP Janeiro Fevereiro Março 2003
650 4 _aorganização
_913339
650 4 _927235
_agestão do conhecimento
773 0 8 _tRA-USP Revista de Administração
_g38, 1, p. 84-92
_dSão Paulo : FEA-USP, Janeiro/Fevereiro/Março 2003
_xISSN 00802107
_w
942 _cS
998 _a20070111
_b1609^b
_cZailton
998 _a20071127
_b1409^b
_cQuiteria
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c21570
_d21570
041 _apor