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008 070119s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aBRANDÃO, Giselle Reis Brandão
_930467
245 1 0 _aGestão de pessoas e as universidades corporativas :
_bdois lados da mesma moeda?
260 _aSão Paulo :
_bFGV,
_cAbr. /Jun. 2006
520 3 _aEste artigo descreve o modelo de universidade corporativa de uma instituição financeira, além de compreender as implicações dessa configuração de desenvolvimento profissional na gestão de pessoas da organização. De cunho qualitativo e descritivo, utilizou-se como estratégia de pesquisa um estudo de caso. Os resultados revelam a universidade corporativa como estratégia política e mercadológica, apresentando dois eixos distintos de atuação e de geração de valor: do ponto de vista do desenvolvimento dos funcionários, constata-se evolução significativa sob alguns aspectos e reiteram-se antigas dificuldades do Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Evidencia-se aqui um distanciamento entre o discurso em torno da formação profissional e as práticas correspondentes. De maneira distinta, sob o âmbito da cadeia de valor, a atuação tem sido proativa, integrada aos negócios, gerando valor, na medida em que intensifica os relacionamentos com clientes, fornecedores, parceiros. Por essa via, a área de gestão de pessoas tem experimentado maior reconhecimento interno e externo, com conseqüente fortalecimento político
590 _aRAE Abril a Junho 2006
650 4 _aRecursos Humanos
_912303
650 4 _912540
_aCapacitação Profissional
773 0 8 _tRAE Revista de Administração de Empresas
_g46, 2, p. 22-33
_dSão Paulo : FGV, Abr. /Jun. 2006
_xISSN 00347590
_w
942 _cS
998 _a20070119
_b1629^b
_cMariana
998 _a20071120
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_cZailton
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c21995
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041 _apor