000 02288naa a2200229uu 4500
001 7012615010824
003 OSt
005 20190212103433.0
008 070126s1999 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aCALMON, Kátya Maria Nasiaseni
_917017
245 1 0 _aA avaliação de programas e a dinâmica da aprendizagem organizacional
260 _aBrasília :
_bIPEA,
_cjun. 1999
520 3 _aA aprendizagem organizacional tem sido objeto de vários estudos. Similarmente, pesquisas na área de avaliação de programas têm gerado
520 3 _aampla e complexa literatura. No entanto, há carência de estudos que analisem a conexão entre avaliação e aprendizagem, especialmente
520 3 _ano setor público. Este artigo procurou examinar os aspectos dessa interação, ao tomar por base o caso do Programa de Ação Social em
520 3 _aSaneamento (PROSEGE), cuja execução esteve a cargo da Secretaria de Política Urbana (SEPURB), do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). A análise utilizou um modelo fundado nas idéias de single-loop e double-loop, de Chris Argyris e Donald Schön (1996), e aplicou-o ao caso do PROSEGE. Foram identificadas, primeiramente, as práticas de avaliação nas fases de concepção, implementação e conclusão do programa, e utilizou-se a classificação do Evaluation Research Society Standards Committee (1982). Em seguida, foram verificados os tipos de aprendizagem organizacional decorrentes da utilização da avaliação. Observou-se, no caso do PROSEGE, que a avaliação representou importante instrumento de feedback no processo de aprendizagem organizacional, ou seja, na maneira como a organização detectou e corrigiu seus erros. Não obstante, constatou-se, também, que esse aprendizado poderia ter sido mais efetivo. Foram identificados e enumerados os fatores que facilitaram ou dificultaram o aprendizado organizacional produtivo durante as fases de concepção e implementação do PROSEGE
773 0 8 _tPlanejamento e Políticas Públicas - PPP
_g19, p. 3-70
_dBrasília : IPEA, jun. 1999
_xISSN 01034138
_w
856 4 2 _uhttp://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/90/99
_yAcesso
942 _cS
998 _a20070126
_b1501^b
_cZailton
998 _a20140205
_b1636^b
_cNelson
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c22179
_d22179
041 _apor