000 | 02288naa a2200229uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 7012615010824 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212103433.0 | ||
008 | 070126s1999 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aCALMON, Kátya Maria Nasiaseni _917017 |
|
245 | 1 | 0 | _aA avaliação de programas e a dinâmica da aprendizagem organizacional |
260 |
_aBrasília : _bIPEA, _cjun. 1999 |
||
520 | 3 | _aA aprendizagem organizacional tem sido objeto de vários estudos. Similarmente, pesquisas na área de avaliação de programas têm gerado | |
520 | 3 | _aampla e complexa literatura. No entanto, há carência de estudos que analisem a conexão entre avaliação e aprendizagem, especialmente | |
520 | 3 | _ano setor público. Este artigo procurou examinar os aspectos dessa interação, ao tomar por base o caso do Programa de Ação Social em | |
520 | 3 | _aSaneamento (PROSEGE), cuja execução esteve a cargo da Secretaria de Política Urbana (SEPURB), do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). A análise utilizou um modelo fundado nas idéias de single-loop e double-loop, de Chris Argyris e Donald Schön (1996), e aplicou-o ao caso do PROSEGE. Foram identificadas, primeiramente, as práticas de avaliação nas fases de concepção, implementação e conclusão do programa, e utilizou-se a classificação do Evaluation Research Society Standards Committee (1982). Em seguida, foram verificados os tipos de aprendizagem organizacional decorrentes da utilização da avaliação. Observou-se, no caso do PROSEGE, que a avaliação representou importante instrumento de feedback no processo de aprendizagem organizacional, ou seja, na maneira como a organização detectou e corrigiu seus erros. Não obstante, constatou-se, também, que esse aprendizado poderia ter sido mais efetivo. Foram identificados e enumerados os fatores que facilitaram ou dificultaram o aprendizado organizacional produtivo durante as fases de concepção e implementação do PROSEGE | |
773 | 0 | 8 |
_tPlanejamento e Políticas Públicas - PPP _g19, p. 3-70 _dBrasília : IPEA, jun. 1999 _xISSN 01034138 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/90/99 _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20070126 _b1501^b _cZailton |
||
998 |
_a20140205 _b1636^b _cNelson |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c22179 _d22179 |
||
041 | _apor |