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008 070209s2007 xx ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aNUNES, Débora
_931062
245 1 0 _aPor uma Pedagogia da participação Popular
260 _aSalvador :
_bEAUFBA,
_cSetembro/Dezembro 1999
520 3 _aA gestão participativa vem sendo legitimada nas últimas décadas e o ápice desta legitimação ocorreu no Habitat II, em 1996. Neste fórum, as vantagens gerenciais e as sociais da participação popular foram destacadas, tendo sido esta prática recomendada amplamente. Esta legitimação significa concretamente que avanços democráticos estão no horizonte, mas ela favorece também a manipulação política, pois processos burocráticos e oportunistas são divulgados como práticas participativas. Deste modo, é importante neste momento trazer o debate para a experiência concreta, estabelecendo critérios e propondo metodologias.
520 3 _aAtualmente, os maiores desafios das práticas participativas são as dificuldades de sua implementação continuada, principalmente junto à população excluída. Uma população que interiorizou o estigma da pobreza - de incapacidade e dependência - que encontra entraves cognitivos à participação e que é inexperiente em termos de democracia direta, terá dificuldades em envolver-se num processo participativo. É preciso uma etapa anterior que supere estes entraves. Uma política d incentivo à participação popular se coloca assim como uma necessidade e neste texto discutir-se-á algumas das bases teóricas e metodologias necessárias para a concepção de uma tal política
773 0 8 _tO&S : Organizações & Sociedade
_g6, 16, p. 115-128
_dSalvador : EAUFBA, Setembro/Dezembro 1999
_xISSN 1413-585x
_w
942 _cS
998 _a20070209
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_cZailton
998 _a20070209
_b1648^b
_cZailton
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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041 _apor