000 02479naa a2200193uu 4500
001 7021318135619
003 OSt
005 20190212103705.0
008 070213s2007 xx ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aMCALLISTER, Mônica
_931115
245 1 0 _aCidade estratígica e gestão empreendedora :
_buma operação de planejamento, pacto e marketing
260 _aSalvador :
_bEAUFBA,
_cJaneiro. 1996
520 3 _aDistingue-se, nesse estudo, o planejamento estratégico de cidade em relação a outras abordagens, mesmo voltadas para o setor público, à medida que se trats de uma organização complxa e sui generis em que o interorganizacional é fator dominante. Nesse sentido, enfoca-se o processo de planejamento, não se detendo no plano, em considerando este último apenas um dos resultados parciais do primeiro. Mais exatamente, discute-se a difusão recente de um modelo de planejamentoestratégico em cidades européias elatino-americanas. Tomando a experiência desenvolvida em Barcelona a partir do final de 80, a qual vem servindo de modelo para muitas cidades, desenvolve-se, incialmente, uma análise do que seriam as suas novidades, articulando a referência teórica à prática de planejamento estratégico e urbano, em particular. Seguindo-se na linha de interpretação do fenômeno, destaca-se a noção de "empreendedorismo competitivo" a partir da conjugação de algumas abordagens acerca das novas e atuais coordenadas postas à gestão pública local. Por fim, à luz da experiência concreta, problematiza-se alguns dos aspectos do ideário mais diretamente relacionados ao elemento de novidade, a saber: a articulação entre uma técnica específica de análise e projeção e as idéias de pacto e lobby de cidade e, inclusive, a sua instrumentalização pelo marketing. Contudo, o questionamento do pacto e do marketing no planejamento não se esgosta nessa reflexão, podendo, por um lado, ser desdobrado e ampliado no confronto com outras experiências realidades e, por outro lado, ser diferentemente problematizado na seleção de outros aspectos. Desse modo, avança-se na análise crítica das possibilidades e limites dessa técnica de planejamento para a gestão pública local
700 1 _aMOURA, Suzana
_920969
773 0 8 _tO&S : Organizações & Sociedade
_g3, 6, p. 7-30
_dSalvador : EAUFBA, Janeiro. 1996
_xISSN 1413-585x
_w
942 _cS
998 _a20070213
_b1813^b
_cMariana
998 _a20070216
_b1009^b
_cZailton
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c22646
_d22646
041 _apor