000 02978naa a2200301uu 4500
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_d22888
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008 070301s2000 bl ||||gr |0|| 0 por d
040 _cENAP
041 _apor
999 _bPHL2MARC21 1.1
100 1 _aPFEIFFER, Peter
_98386
245 1 0 _aO Quadro Lógico :
_bum método para planejar e gerenciar mudanças
260 _aBrasília :
_bENAP,
_cjan./mar. 2000
520 3 _aO Quadro Lógico é um dos instrumentos de planejamento mais difundidos tanto entre as agências internacionais de desenvolvimento quanto em instituições nacionais que lidam com projetos de desenvolvimento. O Quadro Lógico (QL) apóia duas principais funções gerenciais, o planejamento e o controle, mas ele é muito mais do que uma simples ferramenta. Uma vez assimiladas a lógica que o fundamenta e as práticas de trabalho que lhe são associadas, muitas organizações começam a revisar estruturas e procedimentos, a fim de aumentar a eficiência do gerenciamento de projetos por um lado, e a efetividade das melhorias por outro. Este foi o ponto de partida para a sua elaboração e continua sendo a principal razão para a sua aplicação. Hoje, o volume de compromissos de agências de desenvolvimento é estimado em US$ 200 bilhões em 130 países. A maior parte será canalizada por meio de projetos, e a maioria deles utiliza o QL como metodologia referencial. A aplicação do QL é mais apropriada, mas não exclusiva, em projetos de desenvolvimento, sejam de caráter público e de cunho social, sejam projetos de desenvolvimento organizacional. O QL procura definir os principais parâmetros de um projeto em uma matriz que contém quatro colunas e quatro níveis. Nestes 16 campos é preenchida, de forma resumida, a maioria das informações relevantes sobre o projeto, tais como: objetivos, resultados esperados, os respectivos indicadores que estabelecem metas quantitativas e qualitativas, as fontes onde as informações relevantes podem ser encontradas e fatores externos que representam riscos e que precisam ser monitorados. O QL evidencia as áreas de responsabilidade da gerência do projeto e as áreas de contexto que o influenciam, mas que não podem ser controladas por ele. Com isso, o QL visa mostrar a viabilidade de uma proposta e os fatores críticos de êxito do projeto
590 _aRSP jan./março de 2000
590 _aano 51 número 1 2000
650 4 _aMetodologia
_911997
650 4 _aPlanejamento Administrativo
_917086
650 4 _aControle de Gestão
_913083
650 4 _aDesenvolvimento Organizacional
_912229
650 4 _aProjeto
_914757
650 4 _aGestão por Resultados eficiência
_931338
650 4 _912805
_aAdministração
773 0 8 _tRevista do Serviço Público - RSP
_g51, 1, p. 81-124
_dBrasília : ENAP, jan./mar. 2000
_xISSN 00349240
856 4 2 _uhttp://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2026/1/RSP%202000%201.pdf
_yAcesso ao PDF
942 _cS
_2ddc
998 _b1048^b
_cZailton
998 _b1359^b
_cMariana