000 01564naa a2200229uu 4500
999 _c23083
_d23083
001 7031311533719
003 OSt
005 20210915174352.0
008 070313s1996 bl ||||gr |0|| 0 por d
040 _cBr-BrEnap
_aENAP
_bpt-br
999 _bPHL2MARC21 1.1
100 1 _aOrozco, Omar Guerreiro
245 1 0 _aIngovernabilidade :
_bdisfunção e quebra estrutural /
_cpor Omar Guerreiro Orozco. --
260 _aBrasília :
_bENAP,
_c1996.
300 _ap. 47-66
520 3 _aO autor manifesta reservas em relação aos conceitos de ingovernabilidade informados pelo paradigma funcionalista, os quais associam este fenômeno à sobrecarga de demandas sociais resultante da expansão da participação política, à crise fiscal, gerada pela desproporção entre o montante do gasto público e a receita tributária, e à crise de racionalidade, que corresponde à desarticulação entre os subsistemas ecnômico e administrativo. Para Orozco, há que se procurar as "causas estruturais" da ingovernabilidade, relacionadas à essência e aos princípios que fornecem as bases do governo. Este tipo de ingovernabilidade pode se manifestar de três formas: por decadência política, por autoclausura dos processos de comunicação e controle, e por explosão da complexidade
650 4 _aPARTICIPACAO POLITICA
_931515
650 4 _aGOVERNABILIDADE E GOVERNANCA
_931516
773 0 8 _tRevista do Serviço Público - RSP
_gAno 47, v.120, n.2, p. 47-66, mai./ago 1996
_w00349240
856 _uhttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1883
_yAcesso ao PDF
909 _a202109
_bNoély
942 _cS
_2ddc