000 01844naa a2200205uu 4500
001 7082716354619
003 OSt
005 20190212105118.0
008 070827s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aCARDOSO, Onésimo de Oliveira
_932628
245 1 0 _aComunicação empresarial versus comunicação organizacional :
_bnovos desafios teóricos
260 _aRio de Janeiro :
_bFGV,
_cNov. /Dez. 2006
520 3 _aO papel da comunicação e da informação no ambiente organizacional, sem dúvida, tem despertado o desenvolvimento de diferentes enfoques conceituais e teóricos. Todavia, a não-aplicabilidade de processos comunicativos relevantes no ambiente das organizações, principalmente em situações complexas, leva-nos a refletir sobre um novo conceito de comunicação organizacional. Neste artigo, analisamos fundamentos teóricos da comunicação de Habermas e de Cohn e, principalmente, algumas contribuições do teórico da complexidade, Dominique Genelot, para o embasamento da comunicação organizacional como um elemento estratégico na realização dos objetivos e da intencionalidade das organizações, na tentativa de superar os limites dos enfoques reducionistas do conceito tradicional de comunicação empresarial, influenciado principalmente pela visão instrumental da comunicação sustentada pela teoria da informação e pelos corpora teóricos que se inspiraram em tal conceito e que com base nele se desenvolveram
590 _aRAP Novembro a Dezembro 2006
773 0 8 _tRAP Revista de Administração Pública
_g40, 6, p. 1123-1144
_dRio de Janeiro : FGV, Nov. /Dez. 2006
_xISSN 00347612
_w
856 4 2 _uhttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6874/5447
_yAcesso
942 _cS
998 _a20070827
_b1635^b
_cMariana
998 _a20130424
_b1405^b
_cPedro
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c24438
_d24438
041 _apor