000 02099naa a2200229uu 4500
001 7082810573419
003 OSt
005 20190212105119.0
008 070828s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aBASTOS, Antonio Virgílio B
_931046
245 1 0 _aRedes sociais informais e compartilhamento de significados sobre mudança organizacional
260 _aRio de Janeiro :
_bFGV,
_cJul. /Set. 2007
520 3 _aO objetivo central do presente estudo consistiu em explorar o compatilhamento de significados atribuídos à mudança organizacional interior de redes informais intra-organizacionais. O estudo foi conduzido em um setor de uma empresa petroquímica de grande porte no petroquímico de Camaçari (BA), que passara pelo processo de privativatização. Foram aplicados questionários a uma amostra de 52 trabalhadores que levantavam as relações de amizade, confiança e informação constituintes das suas redes informais. Itens abertos levantaram cognições sobre as percepções da mudança em curso na empresa. As redes foram identificadas utilizando-se os softwares Ucinet e Net Draw, caracterizando-se suas dimensões macro e microestruturais. Os dados sobre as percepções da mudança foram analisados qualitativamente, criando-se categorias descritivas. Os resultados revelam uma visão predominantemente positiva da mudança e níveis reduzidos de densidade e coesão das redes informais. No único clique identificado, observou-se maior compartilhamento do significado atribuído à mudança. Além de mostrar as relações investigadas, o estudo fornece uma estratégia metodológica que pode se revelar heurística para novas pesquisas embasadas em uma perspectiva cognitivista
590 _aRAE Julho a Setembro 2007
650 4 _aAgente de Mudança
_912919
650 4 _aPrivatização
_911967
700 1 _aSANTOS, Mariana Viana
_932632
773 0 8 _tRAE Revista de Administração de Empresas
_g47, 3, p. 27-39
_dRio de Janeiro : FGV, Jul. /Set. 2007
_xISSN 00347612
_w
942 _cS
998 _a20070828
_b1057^b
_cMariana
998 _a20071120
_b1047^b
_cQuiteria
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c24441
_d24441
041 _apor