000 01957naa a2200181uu 4500
001 7112217335610
003 OSt
005 20190212105618.0
008 071122s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aFREITAS, Renan Springer de
_925248
245 1 0 _aA Sociologia da religião como recapitulação da teologia cristã :
_bWeber e as raízes proféticas do racionalismo ocidental
260 _aSão Paulo :
_bANPOCS,
_cOutubro 2007
520 3 _aDesde os escritos seminais de Max Weber, a sociologia da religião tem retratado a profecia hebraica como a própria matriz do racionalismo ocidental, ao mesmo tempo em que lhe tem atribuído a promessa de um futuro no qual Israel prevaleceria sobre todas as outras nações. Após a experiência do exílio babilônico, essa promessa teria transformado os judeus em "povo-pária", auto-agregado, ritualista, legalista, orientado por uma ética dual e, como tal, incapaz de conferir uma dinâmica universalista ao monoteísmo ético peculiar a seu próprio Livro Sagrado. A profecia hebraica teria, nessa perspectiva, dado início a um processo evolutivo que somente o Novo Testamento, com sua doutrina de salvação universal, via sacrifício do Redentor, teria sido capaz de levar adiante. Argumenta-se que tal linha de raciocínio, que se encontra na base de todo o empenho, de matriz weberiana, em explicar a evolução da ética ocidental, se desenvolveu no interior de um arcabouço cuja natureza é teológica; mais precisamente, nos marcos da "teologia cristã da superação", assim chamada por postular que o Novo Testamento superou o judaísmo ao universalizar o acesso à graça divina que este último havia restrigido a um pretenso "povo escolhido"
773 0 8 _tRBCS: Revista Brasileira de Ciências Sociais
_g22, 65, p. 109-126
_dSão Paulo : ANPOCS, Outubro 2007
_xISSN 01026909
_w
942 _cS
998 _a20071122
_b1733^b
_cTiago
998 _a20071129
_b1732^b
_cTiago
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c25082
_d25082
041 _apor