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008 | 071122s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aFREITAS, Renan Springer de _925248 |
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245 | 1 | 0 |
_aA Sociologia da religião como recapitulação da teologia cristã : _bWeber e as raízes proféticas do racionalismo ocidental |
260 |
_aSão Paulo : _bANPOCS, _cOutubro 2007 |
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520 | 3 | _aDesde os escritos seminais de Max Weber, a sociologia da religião tem retratado a profecia hebraica como a própria matriz do racionalismo ocidental, ao mesmo tempo em que lhe tem atribuído a promessa de um futuro no qual Israel prevaleceria sobre todas as outras nações. Após a experiência do exílio babilônico, essa promessa teria transformado os judeus em "povo-pária", auto-agregado, ritualista, legalista, orientado por uma ética dual e, como tal, incapaz de conferir uma dinâmica universalista ao monoteísmo ético peculiar a seu próprio Livro Sagrado. A profecia hebraica teria, nessa perspectiva, dado início a um processo evolutivo que somente o Novo Testamento, com sua doutrina de salvação universal, via sacrifício do Redentor, teria sido capaz de levar adiante. Argumenta-se que tal linha de raciocínio, que se encontra na base de todo o empenho, de matriz weberiana, em explicar a evolução da ética ocidental, se desenvolveu no interior de um arcabouço cuja natureza é teológica; mais precisamente, nos marcos da "teologia cristã da superação", assim chamada por postular que o Novo Testamento superou o judaísmo ao universalizar o acesso à graça divina que este último havia restrigido a um pretenso "povo escolhido" | |
773 | 0 | 8 |
_tRBCS: Revista Brasileira de Ciências Sociais _g22, 65, p. 109-126 _dSão Paulo : ANPOCS, Outubro 2007 _xISSN 01026909 _w |
942 | _cS | ||
998 |
_a20071122 _b1733^b _cTiago |
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998 |
_a20071129 _b1732^b _cTiago |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c25082 _d25082 |
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