000 01594naa a2200181uu 4500
001 8041617555719
003 OSt
005 20190212110830.0
008 080416s2008 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aMENEZES, Paulo
_934061
245 1 0 _aLes maîtres fous, de jean rouch :
_bquestões epistemológicas da relação entre cinema documental e produção de conhecimento
260 _aSão Paulo :
_bANPCS,
_cFevereiro/2007
520 3 _aEste texto analisa um filme ícone do cinema documental, Les maîtres fous, de Jean Rouch, a partir do questionamento teórico discutido por Foucault em O que é um autor, e tendo como referência a tipologia de análise de filmes documentários proposta por Bill Nichols. Busca-se compreender o filme primordialmente como um discurso sobre o mundo e não como um filme de Jean Rouch. Isto força ao estudioso um desvio epistemológico, que consiste em não mais analisá-lo por suas informações evidentes, a "descrição" de um ritual, mas pela busca dos conceitos fundantes da narrativa fílmica, unidade dialética de forma e conteúdo. Proponho uma leitura em que o filme emerge como o derradeiro de uma tradição conservadora, cujas repercussões são decisivas para uma ruptura epistemológica e fílmica, essencial para os desdobramentos que a rica e significativa obra de Rouch desvelou posteriormente
773 0 8 _tRevista Brasileira de Ciências Sociais: RBCS
_g22, 63
_dSão Paulo : ANPCS, Fevereiro/2007
_xISSN 0102-6909
_w
942 _cS
998 _a20080416
_b1755^b
_cMariana
998 _a20080417
_b0942^b
_cMariana
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c26201
_d26201
041 _apor