000 02329naa a2200277uu 4500
999 _c27425
_d27425
001 8090811464919
003 OSt
005 20240130150811.0
008 080908s2008 bl ||||gr |0|| 0 por d
022 _a00349240
040 _cBR-BrEnap
_aENAP
_bpt-br
999 _bPHL2MARC21 1.1
100 1 _aRezende, Leonardo Milhomem de
245 1 0 _aMonitoramento do plano de desenvolvimento da educação :
_bproposta de aprimoramento do Ideb e de painel de indicadores /
_cpor Leonardo Milhomem de Rezende, Paulo de Martino Jannuzzi. --
260 _aBrasília :
_bENAP,
_c2008.
300 _ap. 121-150
520 3 _aNas últimas duas décadas, tem-se observado um processo cada vez mais intenso de proposição de indicadores de monitoramento e avaliação governamental, assim como de indicadores sociais gerais, dentro e fora das organizações públicas. No campo das políticas educacionais, especificamente, sob os auspícios do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), propôs-se mais uma dessas medidas, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O objetivo deste trabalho é analisar seus usos, características e limitações, além de propor medidas alternativas e complementares para acompanhar os resultados e impactos do PDE. O texto está organizado em cinco seções. Na primeira seção discute-se o papel e o uso dos indicadores no ciclo de políticas públicas, em especial no monitoramento e avaliação de programas. A seção seguinte tem caráter mais metodológico, tratando da construção da indicadores sintéticos, seus usos e limitações. Apresenta-se, então, o Ideb e se discute suas características, potencialidades e restrições para acompanhamento da agenda da política educacional. As duas últimas seções são dedicadas à apresentação de uma proposta de indicador alternativo ao Ideb+ e o Painel PIdeb+ - para monitoramento do PDE.
650 4 _aIndicador Social
_913506
650 4 _aPolítica Educacional
_913179
650 4 _912704
_aEducação
650 4 _aAvaliação de Projetos
_912039
700 1 _95158
_aJannuzzi, Paulo de Martino
773 0 8 _tRevista do serviço público: RSP
_gAno 59, n.2, p. 121-150, abr./jun. 2008
_w00349240
856 4 2 _uhttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1446
_yAcesso ao PDF
909 _a202109
_bNoély
942 _cS
_2ddc