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003 OSt
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008 090220s2009 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aTIRONI, Luis Fernando
_925563
245 1 0 _aInovação e grau de novidade do principal produto e do principal processo
260 _aBrasília :
_bCGEE,
_cDezembro 2006
520 3 _aOs trabalhos que utilizam os innovation survey, para a Europa, e a Pintec, para o Brasil, oferecem diagnósticos sobre o desempenho inovativo da indústria de transformação e proposições para a formulação de políticas, e constituem já uma área dentro da iteratura sobre desenvolvimento tecnológico e inovação. Este trabalho vem juntar-se àqueles, apresentando, porém, como aspecto inovador, ênfase no comportamento inovador da firma a partir das características da inovação, especialmente o grau de novidade do principal produto e grau de novidade do principal processo. Os resultados obtidos neste trabalho através de análise descritiva dos dados da Pintec 2003, oportunamente fornecidos pelo IBGE em tabulações especiais, são indicativos de que as variáveis da pesquisa (a Pintec) que representam fatores determinantes da inovação, fatores intervenientes no processo inovativo e resultados gerados, são influenciadas pela variável grau de novidade do principal produto e processo. O comportamento dessas variáveis sob a influência do grau de novidade do principal produto e do principal processo é analisado tendo dois padrões de referência: a inovação incremental e a inovação radical. Os resultados obtidos no trabalho derivam da regularidade do comportamento das variáveis da Pintec quando se transita dos graus de novidade inferiores (inovação incremental: imitação e adaptação) para os superiores (inovação radical)
590 _aISSN Online: 21769729
773 0 8 _tParcerias Estratégicas
_g11, 23, p. 333-380
_dBrasília : CGEE, Dezembro 2006
_xISSN 14139375
_w
856 4 2 _uhttp://www.cgee.org.br/parcerias/p23.php
_yAcesso
942 _cS
998 _a20090220
_b1458^b
_cMariana
998 _a20160226
_b1051^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c28335
_d28335
041 _apor