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005 20190212112425.0
008 090415s2009 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aLEON, Fernando Leite de
_936667
245 1 0 _aReprovação, avanço e evasão escolar no Brasil
260 _aBrasília :
_bIPEA,
_cDezembro 2008
520 3 _aEste trabalho apresenta uma análise descritiva dos indicadores e determinantes da reprovação, avanço e evasão escolar condicional à reprovação no Brasil para as seguintes séries-diploma: 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, no período 1984-1997. Foram utilizados dados em painel da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE, cuja peculiaridade é seguir os mesmos indivíduos ao longo do tempo. Procuramos encontrar os determinantes da seleção dos indivíduos ao longo do ciclo escolar, concentrando a análise nas características familiares e nos seus efeitos sobre as probabilidades de sucesso. Concluímos que esses efeitos são mais importantes nas séries mais avançadas, e principalmente como determinantes do avanço escolar. Além disso, durante o período em análise, as características familiares perderam parte de sua importância, apontando para a universalização do ensino
700 1 _aMENEZES-FILHO, Naércio Aquino
_936668
773 0 8 _tPesquisa e Planejamento Econômico: PPE
_g32, 3, p. 417-452
_dBrasília : IPEA, Dezembro 2008
_xISSN 01000551
_w
942 _cS
998 _a20090415
_b1108^b
_cMariana
998 _a20090415
_b1637^b
_cMariana
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c28709
_d28709
041 _apor