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008 | 090422s2009 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aMATTOS, Enlinsn _936694 |
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245 | 1 | 0 | _aCorreção monetária e o equilíbrio do orçamento |
260 |
_aBrasília : _bIPEA, _cAgosto 2001 |
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520 | 3 | _aO objetivo deste artigo é examinar o mecanismo de equilíbrio orçamentário do governo brasileiro. Ele estende o trabalho de Issler e Lima (2000), uma vez que os déficits orçamentários podem ser eliminados por meio de reduções não-esperadas na correção monetária da dívida, além de aumentos nos impostos e reduções nos gastos. Dessa forma, examina-se a causalidade temporal entre gastos, impostos e correção monetária. Embora Tanner (1994 e 1995) leve em conta o papel da indexação, o seu trabalho pode ser desenvolvido em duas direções. Primeiro, em vez de considerar a variação da base monetária como um componente do estoque da dívida, acredita-se que a variação da base monetária e os impostos devem ser somados caracterizando a receita total do governo. Isso seria mais apropriado, uma vez que se sabe que a senhoriagem é importante para a solvência do governo brasileiro. Segundo, as dívidas indexada e não-indexada devem ser consideradas separadamente, a fim de se obter uma melhor caracterização da dinâmica da dívida. Para o perÌodo 1965/93 obtém-se evidência de que reduções na indexação real se seguiram a aumentos nos gastos do governo. Contudo, tais reduções foram seguidas por aumentos no crescimento real da dívida (indexada e não-indexada). Em outros termos, o setor privado continuou comprando títulos públicos apesar do default implícito mas, a fim de fazê-lo, demandou taxas de juros mais altas. Finalmente, aumentos de gastos foram seguidos de aumentos nos impostos, dando suporte à hipótese de spend and tax | |
700 | 1 |
_aROCHA, Fabiana _931152 |
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773 | 0 | 8 |
_tPesquisa e Planejamento Econômico: PPE _g31, 2, p. 269-288 _dBrasília : IPEA, Agosto 2001 _xISSN 01000551 _w |
942 | _cS | ||
998 |
_a20090422 _b1506^b _cMariana |
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_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c28733 _d28733 |
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041 | _apor |